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Sistemas antifraude em provas também analisam os alunos

Sistemas antifraude em provas também analisam os alunos

Servindo para mais do que seu propósito inicial, sistemas inteligentes de avaliações podem funcionar como um feedback para os organizadores da prova; Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe, comenta sobre benefícios destas plataformas

A necessidade de ter soluções tecnológicas que possibilitem alternativas à distância de atividades como eventos, aulas ou reuniões pode até ter se tornado senso comum, mas ainda assim é uma preocupação latente de instituições de ensino, de empresas e demais entidades prestadoras de serviços, que buscam traçar estratégias para facilitar o acesso às tecnologias.

Contudo, junto à digitalização das atividades do cotidiano e desse movimento de ‘migração’ para a internet, também ocorreu o aumento do medo de fraudes e de outras práticas ilícitas nos mais diversos processos. Portanto, ferramentas que permitam a segurança em meios digitais tornaram-se essenciais.

A partir do momento no qual essas tecnologias ganharam importância no cenário por sua função primária de proteção, as empresas especializadas nestas soluções aproveitaram a oportunidade para investir em melhorias dos produtos. Em consequência, foram atribuídas a essas soluções novas possibilidades e, entre elas, a capacidade de fornecer um feedback baseado nas reações emotivas dos participantes de uma prova acadêmica, processo seletivo de uma empresa, entre outros.

Sistemas antifraudes: uma saída multifacetada

Criado com o objetivo principal de controlar o ambiente no qual os participantes estão realizando uma avaliação à distância, os sistemas antifraude desencorajam os alunos a burlar o sistema, evitando fraudes durante a atividade. Além disso, os estudantes sabem que estão sendo monitorados.

Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe no Brasil e em Portugal, explica como o sistema da multinacional francesa funciona. “Os candidatos são identificados no início da prova, tirando uma foto deles mesmos e outra do documento de identidade, fazem um vídeo 360º do ambiente e da mesa de trabalho e, durante a prova, fotos são tiradas dos candidatos”, relata.

Além disso, as ferramentas de monitoramento captam áudio e detectam movimentos suspeitos. Para promover um processo de avaliação mais justo e desmotivar a prática de comportamentos prejudiciais, o computador do aluno também fica completamente bloqueado para outras ações não relacionadas com a avaliação enquanto estiver conectado.

Contudo, uma outra funcionalidade dos sistemas antifraudes a ser explorada é usar a tecnologia como uma outra maneira de receber um feedback dos estudantes. “Além de monitorar as tentativas de fraude, essa ferramenta pode mostrar a reação dos candidatos durante a prova, inclusive o nível de stress deles”, afirma Rafaela.

Na ferramenta, também é possível fazer um diagnóstico para detectar problemas nas provas e encontrar uma maneira de corrigi-los. “Isso pode ajudar os organizadores a “calibrar” as avaliações, criando uma prova que cause menos stress emocional, tanto em relação às questões quanto à organização da mesma, considerando aspectos como tempo, tipos de questões e etc.”, finaliza a especialista.

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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