fbpx

STARTUP DE TECNOLOGIA COMEMORA LIDERANÇA FEMININA

NA SEMANA DA MULHER, STARTUP DE TECNOLOGIA COMEMORA LIDERANÇA FEMININA

EXA Tecnologia celebra o avanço que mostra a maioria (55%) de cargos de liderança ocupados por mulheres em uma área tradicionalmente de homens

Em um universo majoritariamente masculino, as mulheres vêm galgando degraus no setor de Tecnologia e Informação. Em 2021, representavam 20% da força de trabalho na área no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o relatório de Diversidades da Brasscom de 2022 mostrou que a presença feminina no setor TIC foi de 39%. E o Estudo TMT Predictions, publicado no ano passado pela consultoria Deloitte, revelava que as mulheres somavam apenas um terço dos trabalhadores do setor de tecnologia no Brasil.

Na EXA Tecnologia, a realidade é diferente: hoje, 44% dos colaboradores são mulheres, sendo que, destas, 44% ocupam cargos de gestão e liderança. No total, há mais mulheres em cargos de gestão na empresa do que homens, com o efetivo feminino representando 55% das lideranças.

Laura Rocha Barros, 34 anos, acaba de assumir como COO (Chief Operations Officer) da EXA Tecnologia. Advogada de formação, ela iniciou a carreira na empresa há nove anos, e chegou ao posto de gerente-executiva do Núcleo Jurídico, comandando um time apenas de mulheres. Hoje, ocupa um cargo c-level, reportando-se diretamente à presidência da empresa. “Fui construindo minha trajetória e ganhando espaço para evoluir na minha atuação profissional. Conciliar carreira e maternidade continua sendo um desafio diário, mas trabalhar com o que eu gosto e numa empresa que respeita minha história foi fundamental na construção e crescimento da minha carreira. Tenho trabalhado para ser uma líder que abra caminho para outras mulheres conciliarem a vida de mãe com a carreira profissional”, afirma Laura, que é mãe de um menino de 2 anos.

Se na EXA as mulheres têm mais relevância, inclusive em posições de liderança, o cenário no mercado como um todo aponta para um caminho longo a ser percorrido pelas profissionais em TI no país. Pesquisa recente publicada pela plataforma de inteligência em talentos Eightfold AI aponta, por exemplo, que as mulheres têm 65% mais chances de perder o emprego que os homens.

Na contramão destes números, está Adriana Rosa de Sousa Almeida. Há 10 anos trabalhando como programadora, a desenvolvedora Android encontrou na EXA Tecnologia o caminho profissional que buscava trilhar. Mãe de dois filhos, Adriana procurava uma vaga de especialista e no modelo home office. Deu certo. A paulistana, que hoje vive em Campinas, foi contratada há pouco mais de um mês e hoje se dedica ao desenvolvimento de produtos da empresa. “Nunca me coloquei na posição inferior por ser mulher. Na faculdade ou nas empresas por onde passei, o universo já era majoritariamente masculino, mas nunca me vi ou deixei que me vissem como minoria. Estudei e me dediquei todos esse anos para ser boa no que eu faço e competir por um cargo que valorizasse minhas competências”, afirma Adriana.

Além de traduzir em seus números uma preocupação com a equidade de gênero, a EXA atua em outras frentes com ações para a promoção da valorização da mulher. É uma das apoiadoras da plataforma Mulheres Positivas, que oferece cursos de qualificação na área de TI para o público feminino – como de UX e cloud, em parceria com o Google, e cloud, wi-fi, 5G, redes ópticas e IA, em parceria com a Huawei. A empresa também está promovendo um programa de mentoria para as suas colaboradoras para marcar o Dia Internacional da Muher deste ano, com a ação interna “Mulher, Siga O Seu Caminho”, que conta com um teste de autoconhecimento e um workshop sobre como aplicar o resultado do teste para progredir pessoal e profissionalmente.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário