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Valorização a vida com o empreendedorismo

Valorização a vida com o empreendedorismo

*Por Janderson Silva, Analista de Marketing e Marca da Semente

 

O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), detectou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo. Seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.


Os desafios para quem quer empreender são muitos. E quando se tem um propósito, como o de valorizar a vida por meio do empreendedorismo, os obstáculos se tornam um pouco diferentes.

 

Com esse propósito em mente, passa a ser importante pensar questões envolvendo temas como inovação e prosperidade. E isso faz com que certos compromissos sejam transformados em diferenciais desse tipo específico de atividade empreendedora.

 

Veja a seguir 5 ensinamentos para quem deseja se adentrar nessa jornada: 

 

Valorizar a vida é crescer junto

Para que um ecossistema de inovação potente se forme e se estabeleça, é necessário que surjam startups que cresçam e se tornem empresas de sucesso. E isso pode acontecer de duas formas: de maneira orgânica e natural (mais raro e difícil); ou por meio de programas de aceleração, que contribuem para o crescimento de startups e negócios de impacto social.

 

É comum pessoas que têm uma ideia inovadora não saberem bem por onde começar. Todavia, existem ações práticas, focadas no mercado e no escalonamento do negócio que podem ajudar. 

 

O futuro do empreendedorismo é feminino

 

Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) atestam que há uma correlação positiva entre mais produtividade econômica da mulher e o crescimento econômico de um país. Em outros termos, valorizar a vida por meio de iniciativas ligadas ao empreendedorismo feminino é desejar a equidade em diferentes setores e aspectos da vida.

 

Contudo, a realidade ainda é bem diferente. De acordo com a Forbes, apenas 4,7% das startups do Brasil têm um time formado apenas por mulheres, enquanto somente 0,04% delas conseguem investimentos para desenvolver uma empresa. Por outro lado, iniciativas comandadas por mulheres têm olhado de perto para questões específicas envolvendo o universo do empreendedorismo feminino, sobretudo no contexto brasileiro.

 

Diante disso, pensar soluções, a fim de contrariar as estatísticas, é um movimento capaz de gerar mudanças importantes na vida de muitas e, com isso, valorizar a vida de cada uma. A inclusão produtiva das mulheres, via empreendedorismo, não apenas favorece contextos econômicos. Há também melhorias dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde, tanto das empreendedoras quanto de suas famílias.

 

Inovação como estratégia para a vitalidade dos negócios

Organizações que inovam garantem destaque, impacto, longevidade e sintonia com seu público. Porém, além de ferramentas e processos, é necessário que pessoas colaboradoras desenvolvam atitudes e hábitos relacionados à capacidade de inovação.

 

A inovação nesse sentido é como um modus operandi. Inovar com propósito de valorizar a vida impacta diretamente na geração de ideias  envolvendo as mudanças que acontecem no mundo. E para isso é necessário romper com algumas crenças e hábitos comuns a estruturas convencionais, por exemplo, o que definitivamente não é confortável – mas é muito necessário. 

 

Desenvolvimento de ecossistemas para novos futuros

Ecossistemas de Inovação são ambientes onde estão presentes empresas, pessoas empreendedoras e agentes que podem atuar de forma harmônica e colaborativa para a geração de valor local.

 

Aqui, valorizar a vida está na forma de olhar para o lado e diagnosticar quais são as pessoas e organizações que conversam com o ecossistema em questão e, a partir de uma troca mútua e constante, realizar um movimento em conjunto.

 

Esse processo envolve questões como capacitação, geração de emprego e renda, preservação socioambiental e economia regenerativa. O que fica como saldo são iniciativas que nascem orientadas a tomar as questões ambientais e de bem-estar social como fundamentos.

 

A longevidade de corporações também passa pela inovação

Por fim, a importância de perpetuar a sua empresa no futuro constitui um dos principais movimentos para quem quer empreender valorizando a vida, partindo da inovação como estratégia corporativa. 

 

Desenvolver estratégias e modelos de gestão para que organizações inovem de maneira sistemática, consistente e em uma velocidade capaz de acompanhar as mudanças atuais, são posturas-chave para empresas que desejam continuar ativas e atuais.

*Janderson é jornalista e mestre em comunicação. Comanda o Café com Conteúdo, informativo da Semente sobre inovação e empreendedorismo, e apresenta o Microclimas: criando atmosferas de inovação, podcast mensal da Semente Negócios. Atua nas áreas de marketing e marca da empresa.

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Written by: Lucas Nóbrega

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