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Alívio do estresse e da ansiedade através de 6 poderosas ervas

Os sentimentos são muito comuns e acomete a imensa parte da população quase diariamente. Causados pelo descontrole emocional e químico do organismo, o estresse e a ansiedade já são considerados os verdadeiros maus do século. Entra ano e sai ano e eles continuam ali.

Para tentar frear esses dois inimigos da saúde mental, Jamar Tejada, farmacêutico naturopata da capital paulista, revela algumas ervas poderosas que podem ajudar a controlar.

Melissa (erva-cidreira)

Com substâncias de efeito calmante, elas ainda conseguem revigorar, já que trazem uma sensação de paz interior já que contém um composto conhecido como ácido rosmarínico que aumenta a disponibilidade de neurotransmissores no cérebro conhecidos como ácido gama-aminobutírico (GABA), que, em baixos níveis, está associado à ansiedade e a outros transtornos do humor.

Lavanda

Os compostos presentes na lavanda podem estimular a atividade em certas áreas do cérebro e influenciar a transmissão de impulsos entre as células cerebrais, melhorando o humor e produzindo um efeito calmante. A lavanda é composta de óleo essencial (linalol, eucaliptol, geraniol, limoneno, cineol), taninos, cumarinas, flavonoides e triterpenoides. Destes, o mais conhecido é o linalol, que possui propriedades ansiolíticas, analgésicas e anti-inflamatórias, além de gerar efeito calmante.

Camomila

Conhecida por aliviar o estresse, a Camomila é rica compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, que lhe conferem propriedades calmante.

Erva-de-são-joão

Muito utilizada na medicina tradicional como remédio caseiro para combater a depressão leve a moderada, assim como os sintomas associados de ansiedade e tensão muscular. Esta planta possui diversos compostos bioativos como hiperforina, hipericina, flavonoides, taninos, entre outros. Suas propriedades ajudam a reduzir o estresse e tratam os quadros de insônia e nervosismo.

Passiflora

Por conter flavonoides, a Passiflora estimula a sensação de calmaria e relaxamento – o que a torna benéfica no combate da insônia. Por causa dessas boas sensações no corpo, a passiflora pode ajudar a evitar a depressão e melhora a concentração.

Valeriana

Muito conhecida por ser um calmante natural, a Valeriana é eficaz no estimulo do sono e diminuição da agitação. Também é indicada para minimizar aquela sensação de cansaço que não melhora nem com uma boa noite de sono. Esse tipo de sensação pode ser causado por esforço mental excessivo e muito estresse, provocando, assim, outros sintomas maléficos para o corpo, como irritabilidade e falta de concentração.

Jamar indica que todas as ervas devem ser preparadas em chá, usando 150ml de água para duas colheres de folhas secas da erva escolhida.

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Written by: Eduarda Costa

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