NEWSLETTER
Trabalha muito tempo sentado? Isso pode ser um risco para a sua saúde vascular
Médico Vascular Dr. Gustavo Marcatto explica como evitar esse problema
A maioria dos brasileiros passa horas sentados na frente do computador trabalhando e por consequência se movimenta menos ao longo do dia. Essa junção pode ser perigosa para a saúde do nosso corpo.
“Com a mudança da rotina de trabalho dos brasileiros temos observado, sim, aumento nos riscos do desenvolvimento da trombose. E por que isso acontece? Quando trabalhamos por longos períodos sentados, o que não é nada saudável para o sistema circulatório”, explica o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto.
inda segundo Dr. Gustavo, agora no outono e inverno as pessoas acabam ingerindo menos água do que seria o ideal. “Então, esses dois pontos (falta de movimento e menor quantidade de água ingerida) é um prato cheio para o desenvolvimento da trombose”.
E o que fazer?
Para evitar desenvolver esse grave problema circulatório, bastam algumas medidas e simples mudanças de hábito enquanto estiver trabalhando. A primeira coisa, segundo o vascular, é sempre se movimentar durante a jornada de trabalho. “O ideal é programar o despertador do celular, de preferência a cada duas horas, para levantar, caminhar pelo ambiente, fazer algum tipo de movimento, e só então sentar novamente”.
Outra dica importante do doutor Gustavo, e que serve para o bom funcionamento de todo o organismo, é sobre o consumo de água. “É essencial que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida durante o dia. O recomendável é no mínimo 2,5 litros diariamente”, ressalta o profissional.
Por último também é necessário utilizar um suporte para apoiar os pés enquanto estiver sentado. “De vez em quando levante os pés do suporte e balance as pernas, alongue, faça exercícios que movimentem os membros inferiores, ajudando assim a circulação de retorno acontecer”.
O médico vascular pontua que a trombose pelo trabalho sem cuidados podem ser acontecer, mas tem maneiras de se prevenir e evitar o quadro. “Vale lembrar que quem tem risco adicional, quadro de hereditariedade ou já teve trombose, deve procurar o médico para fazer sempre um acompanhamento”.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER