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Suco, néctar e refresco: qual a opção mais saudável?
Embora alguns pareçam suco e mostrem a foto ou desenho de uma fruta, é no rótulo que o consumidor identifica os detalhes da composição dos produtos, além de encontrar a informação nutricional
Entre diversas opções no mercado na hora de comprar uma bebida, qual será a melhor decisão? Na busca por produtos com nutrientes e com apenas a quantidade de açúcar presente na fruta, o consumidor deve ficar muito atento ao escolher na gôndola do mercado entre suco, néctar e refresco. A principal diferença entre eles é a concentração de extrato da fruta ou vegetal, ou seja, a polpa presente na bebida. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), existe a necessidade de apresentar na embalagem qual é a classificação do produto, juntamente com a porcentagem de polpa. O suco é aquele que apresenta 100% do extrato da matéria-prima, ou seja, é feito 100% do suco da fruta. O néctar tem de 30% a 50% de suco da fruta. Já o refresco tem de 10% a 30% de suco da fruta.
Para um público mais preocupado com a saúde, os sucos 100% se tornarão uma categoria prioritária nas compras. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. No varejo, a saudabilidade já é uma realidade, inclusive com as gôndolas dedicadas a esses alimentos e bebidas.
O suco é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída. Deve possuir 100% de fruta. O néctar é um produto diluído e adoçado, e deve possuir parte da fruta, água, açúcar ou adoçante. E são permitidos aromas e corantes, como no suco também, apenas naturais. O refresco é uma bebida não fermentada, pode ser gaseificada ou não, e diluída em água potável, suco de fruta, polpa ou extrato vegetal, com ou sem açúcares. Também pode ter corante e aromatizante artificiais. Em comparação ao suco e ao néctar, o refresco é o que apresenta menor quantidade de extrato da matéria-prima.
“Na busca por uma alimentação mais saudável, é essencial entender a diferença entre suco, néctar e refresco. O suco natural é a escolha mais nutritiva, pois mantém intactos os nutrientes essenciais da fruta, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a pasteurização adequada prolonga a vida útil da bebida, mantendo segura para consumo e preservando suas qualidades nutricionais. Tanto o néctar como o refresco, em comparação com o suco natural, oferecem menos benefícios nutricionais. Evitar adição de açúcares é fundamental, pois o excesso pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e diabetes. Optar por sucos naturais, sem adição de açúcares, ajuda a manter um estilo de vida saudável, fornecendo nutrientes vitais”, reforçou Dereck Oak, nutricionista clínico e esportivo.
A embalagem deve sinalizar a diferença entre suco, néctar e refresco. “O consumidor deve ter atenção ao rótulo para identificar esses produtos alimentícios ao fazer sua escolha. Cada um tem suas características, mas o visual de suas embalagens pode demonstrar, erroneamente, que são iguais ou que se trata de um produto 100% suco”, diz Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô.
A Xandô atua neste mercado desde 1997 e está no topo do segmento sucos 100%, com mais de 40 anos de tradição em levar o melhor da Fazenda para a mesa do consumidor.
Por conta da mudança de hábitos de consumo, na busca por opções mais naturais e saudáveis, os sucos Xandô se destacam, com sete diferentes sabores, naturais e exclusivos. A marca inovou através de ofertas específicas, como os sucos funcionais, e a primeira iniciativa neste sentido foi o lançamento em 2022 do Suco Verde Xandô 900ml, com ingredientes que possuem propriedades antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam no metabolismo, podendo retardar o processo do envelhecimento e proteger o organismo contra diversas doenças. São eles: água de coco, couve, pepino, gengibre, acerola, limão, maçã e clorofila. Sem conservantes, nem açúcares ou aditivos, feito 100% de frutas e vegetais.
Outra novidade no portfólio de sucos Xandô, que até então, era todo refrigerado, é o lançamento do Suco de Uva não-refrigerado 900ml, já disponível nos pontos de venda. Através da tecnologia “hot fill” (envase à quente), a empresa levou todo o seu frescor e naturalidade também para a gôndola ambiente, onde está o maior fluxo de consumidores.
“Ampliamos nossos esforços para oferecer mais benefícios. O suco é igualzinho o nosso refrigerado, feito 100% da fruta, sem adição de açúcar, conservantes ou aditivos” comenta Vivian Ramirez. Um dos principais diferenciais do produto é que é feito apenas com as uvas da variedade Isabel, ricas em antioxidante, que são colhidas das melhores parreiras do Rio Grande do Sul, e não contém glúten.
Segundo pesquisa Varejo 360°, 74% do mercado de sucos comercializados no país é ambiente (ou não-refrigerado), e destes, 49% é 100% suco (feito apenas com a fruta), ou seja, o consumidor desta categoria tem o hábito de buscar os produtos na gôndola tradicional do mercado e vem se tornando cada vez mais exigente em relação à naturalidade do que consome.
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