NEWSLETTER
Médica lista os piores truques de beleza diy
Especialista na área de dermatologia e medicina estética, Dra. Mariana Veloso, desvenda os truques de beleza que podem ser maléficos para a sua pele
É verdade que muitos conselhos de beleza que aprendemos nas redes sociais, com nossas mães e amigas ajudam a otimizar a rotina diária com a nossa pele, fios e até mesmo maquiagem no dia a dia. No entanto, seguir dicas de outras pessoas ou utilizar a internet para procurar truques de maquiagem ou cosméticos, e acabar provocando um problema na pele sério, é algo mais comum do que podemos imaginar nos dias atuais.
Segundo a médica que atua na área de dermatologia e medicina estética, Dra. Mariana Veloso, os resultados milagrosos, que tanto queremos fazer é algo prejudicial, pois invés de ajudar podem trazer malefícios para a pele. “Embora os ingredientes da cozinha sejam deliciosos para comer e produtos como a pasta de dente sirva para os cuidados pessoais diários, eles não são necessariamente seguros para uso em nossa pele. Mas, infelizmente, há muitas tendências disseminadas em redes sociais que podem fazer você pensar o contrário”, explica a especialista.
Além dos ingredientes de cozinha, outros produtos também viram tendência quando o assunto são cuidados com a pele, um exemplo é o slugging, que trata-se de uma técnica de beleza coreana que consiste em aplicar uma camada de vaselina no rosto ao fim da rotina noturna, com o objetivo de manter hidratada a pele seca. Segundo a especialista, essa técnica apesar de criar uma barreira hidrofóbica que impede a evaporação de água na pele, é retumbante, principalmente levando em conta a quantidade de métodos e produtos desenvolvidos especialmente para alcançar esse objetivo.
“O slugging não é a técnica mais adequada, porque essa função oclusiva pode ser contraproducente. Interromper essa perda de água interromperia também as funções naturais da pele, que devem continuar se desenvolvendo”. Essa técnica pode ser extremamente prejudicial principalmente para peles propensas à acne, ao favorecer a proliferação bacteriana, como ocorre, atualmente, com as máscaras faciais”, conta a médica.
Há muitos cuidados com a pele DIY (faça você mesmo) e truques de beleza que não são nada benéficos e podem até causar danos a longo prazo. Por isso, a especialista, Dra. Mariana Veloso separou quatro truques de beleza que você deve evitar, bem como algumas alternativas seguras para eles. Mas é sempre recomendado consultar seu médico antes de começar qualquer aplicação.
Pasta de dente nas espinhas: tentar se livrar das espinhas de um dia para o outro é algo que todos já fizemos, mas esse truque de beleza utilizando pasta de dente como um tratamento local deve ser evitado. Além de deixar a região que é aplicada mais vermelha e irritada, o produto que é formulado com bicarbonato de sódio e peróxido tende a deixar a pele mais seca e escamosa, e até piorar essas espinhas, deixando cicatrizes e marcas. Por isso, o mais recomendado é a utilização de produtos seguros, formulados e testados cientificamente.
Cola para remoção de cravos: o produto como um método de remoção de cravo, é amplamente ineficaz, além de colocarmos produtos químicos em nossa pele, o componente pode causar reações alérgicas. Assim, a melhor alternativa para a remoção desses cravos é a utilização de produto esfoliante, formulado com ingredientes seguros que ajudem a dissolver o óleo preso e as células mortas da pele que causam cravos.
Protetor solar como contorno facial: sabemos que utilizar o protetor solar diariamente é algo indispensável, mas a proposta de passar o fotoprotetor apenas em algumas áreas do rosto, onde deseja uma maior iluminação, é prejudicial para a pele. Não passar protetor solar em algumas regiões pode causar desde queimaduras solares até alterações mais graves, como câncer de pele ou aceleração do envelhecimento precoce. O mais recomendado é usar proteção solar com FPS superior a 30 e reaplicar o produto a cada 2 horas.
Vinagre como tônico: o tônico tende a melhorar a circulação e a respiração da pele, devolvendo o PH natural e suavizando e refrescando as áreas afetadas pela acne. Já o tônico foi amplamente testado por pessoas em toda a Internet, no entanto, seus efeitos potencialmente prejudiciais o tornam um produto que você deve evitar para cuidados com a pele em casa. Além do cheiro forte, quando o vinagre é aplicado diretamente no rosto, provoca imediatamente uma sensação de queimação que irrita a pele e pode até levar a uma queimadura química superficial. Por isso, procure um tônico que realmente beneficie a aparência geral da sua pele, busque produtos com componentes como ácido lático que estimula a renovação da pele.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER