fbpx

No Julho das Pretas, L’Oréal Brasil se une ao Instituto da Mulher Negra, Odara, e capacita 120 mulheres em Salvador

 No Julho das Pretas, L’Oréal Brasil se une ao Instituto da Mulher Negra, Odara, e capacita 120 mulheres em Salvador

Iniciativa faz parte portfólio de responsabilidade social corporativa focado no empoderamento feminino que a companhia mantém no país por meio do Fundo L’Oréal Para Mulheres

Alinhado aos compromissos globais do Grupo de contribuir para a resolução dos principais desafios sociais e ambientais da atualidade, a L’Oréal Brasil mantém no País uma série de iniciativas por meio do seu compromisso de sustentabilidade, L’Oréal Para o Futuro, com metas bem definidas para a transformação sustentável de seu negócio e contribuição para a sociedade. Como parte do compromisso, o Grupo realiza um investimento global de 50 milhões de euros para projetos destinados ao empoderamento feminino e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

No Brasil, a companhia destina R$ 7 milhões para um portfólio de 23 projetos de profissionalização, empreendedorismo e educação em território nacional que apoiam mulheres de comunidades vulneráveis e mulheres indígenas, grupos sociais fortemente afetados pela crise do Coronavírus. O principal objetivo da Companhia é de utilizar o seu negócio para contribuir na garantia de independência financeira e empoderamento por meio de acesso ao mercado de trabalho e melhores condições de vida, potencializando protagonismo em suas famílias e comunidades.

A aplicação do fundo no Brasil impacta diretamente quase 5.000 mulheres indígenas e de comunidades nos 23 projetos distribuídos em todo território nacional. Os projetos são realizados em parceria com ONGs e Instituições de forte atuação no território, reforçando a responsabilidade corporativa da Companhia de atuar com impacto positivo social, e tem foco em grupos minoritários que correspondem aos grandes desafios de diversidade e inclusão. Nos projetos em execução atualmente, mais de 70% das participantes se autodeclaram pretas e pardas e 100% são consideradas mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Como empresa número 1 de beleza no mundo, temos um compromisso de contribuir para a nossa sociedade visando enfrentar os principais desafios que são encontrados atualmente. O mês de julho, como um todo, é um momento importante para fomentarmos o debate acerca do empoderamento de mulheres Negas, latino-americana-americana e Caribenha, dentro e fora da instituição. A responsabilidade social corporativa, com verdadeiro impacto, está no coração da Companhia que utiliza da influência de seu negócio para transformações em nossa sociedade”, conta Helen Pedroso, Diretora Executiva de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Brasil.”

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, a L’Oréal Brasil e Instituto da Mulher Negra, Odara, anunciam a capacitação de 120 mulheres no projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar, em Salvador, uma das cidades brasileiras com maior representatividade da população negra, que recebeu mulheres em cursos de culinária ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O projeto tem como principal objetivo desenvolver profissionais visando o ingresso no mercado de trabalho e geração renda para as participantes.

Odara teve seu primeiro módulo educacional iniciado em abril de 2022, em Salvador, com uma estimativa de 120 mulheres formadas nas especializações disponíveis, como confeitaria básica, bolos e tortas, doces e salgados e culinária brasileira.

“O curso profissionalizante é de extrema importância para fortalecermos as mulheres que acompanhamos através do projeto. Estamos concluindo a primeira fase de uma formação muito potente, onde as mulheres puderam aprender com muita qualidade o curso de culinária e neste momento o coração emana alegria e gratidão. Que venham novos ciclos, novas formações e novos cursos.” conclui Hildete Emanuele, coordenadora do projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar.

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário