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Além de reforçar a autoestima e se sentir bem consigo, o estilo de cabelo, corte e cor passa muito pela ideia de comunicação com todos ao redor. Sendo cacheados, lisos, longos ou curtos, todo o design dos fios pode falar sobre o momento que aquela pessoa está vivendo ou reforçar algo que faz parte de sua personalidade.
Com a técnica chamada visagismo, que utiliza ferramentas para identificar e analisar proporções faciais, a ideia dos profissionais cabeleireiros é ajudar as pessoas a se comunicarem por meio do cabelo. De acordo com o hair stylist Gabriel Paldim, o estilo capilar da pessoa tende a potencializar a essência de cada um, como um perfil de trabalho, religioso e outros.
“Vamos a um exemplo: o cabelo médio longo traz um perfil conservador, inconscientemente voltado para uma mulher que é a favor do natural. É como se ela fosse aquilo que todos estão vendo e não modifica nada em si, sendo relacionado a ser uma pessoa que também segue a lei. Uma pessoa que vai ajudar alguém em um momento delicado. Várias profissões, como médicas, delegadas, políticas e policiais se identificam”, explicou.
O visagismo trabalhado pelos especialistas tem o objetivo de transformar o cliente naquilo que ela quer ser e, posteriormente, apresentar uma mensagem para as pessoas; trazer do interno para o externo. Em outro exemplo, Gabriel destaca o estilo de mulheres que trabalham muito mais com o setor criativo, como marketing, tatuadoras, cabeleireiras etc.
Diferente do primeiro caso, onde há um modelo mais conservador, mulheres de cabelo curto/médio loiro, ruivo (ou colorido) acabam atraindo uma ideia de inovação e que reinventam o seu próprio eu.
“Essas mulheres precisam ser mais criativas do que conservadoras. Então, se analisarmos, a mulher de cabelo curto, mais “bagunçado” ou colorido e de um design mais inovador traz uma imagem de uma mulher empoderada e que está fora do padrão. Isso pode ajudar a conseguir alcançar vários nichos de pessoas e alcançar outro nível em relação ao seu trabalho”, revelou.
Ainda de acordo com Gabriel Paldim, o visagismo acaba mostrando mais segurança a essas mulheres e ajudando-as no processo comunicacional em seus ambientes próximos no trabalho e em casa. O tamanho do cabelo, franjas e até uma escolha de deixar a testa com mais liberdade passam diferentes visões das pessoas sobre quem você realmente é.
Ideias que muitas vezes as mulheres querem passar, como o cuidado, criatividade, seriedade e até uma imagem de alguém mais extrovertido, podem ser passadas apenas no estilo de cabelo. Em todo caso, é importante conversar com um especialista, pois ele avalia todos os casos com base em características individuais de cada cliente e trabalha com algo direcionado.
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