NEWSLETTER
Isadora Reis transitando entre os universos esportivo e coorporativo, gestora da Forth Jardim é exemplo de que lugar de mulher é onde ela quiser
Aos 29 anos, além de ser gerente de Inteligência de Mercado de uma das principais empresas de Home & Garden do país, Isadora Reis traz na bagagem experiências profissionais no setor de tecnologia e grandes atuações esportivas
Dança, esporte, teatro, medicina, qualquer um desses caminhos poderia ser facilmente escolhido por Isadora Reis. Nascida no interior paulista, na cidade de Ribeirão Preto (SP), filha única de um pai formado em odontologia e praticante de esportes e uma mãe psicóloga, a área da saúde realmente parecia falar mais alto, mas quem diria que era na publicidade que ela iria se encontrar?
Durante toda infância e adolescência, a dança era o que reinava na vida de Isadora, ballet, jazz, sapateado, aquilo parecia realmente ser o que ela nasceu para fazer o resto da vida. Ao chegar aos 18, no entanto, após passar por alguns conflitos internos e problemas para aceitar o seu próprio corpo, que parecia não fazer parte do padrão que os palcos exigiam, viu que talvez aquele não seria o seu caminho. Já o esporte sempre esteve presente desde a infância até os dias atuais, sendo um importante aliado em todas as fases da vida, mesmo que não praticado com o intuito de fazer dele a sua profissão.
A profissão que não estava na lista, só foi aparecer como uma opção quando a jovem já estava na fase pré-vestibular e estudava de forma aguerrida para cursar medicina na USP, mesma universidade onde os pais se formaram. Estudar, aliás, nunca foi um problema para ela, mas naquele momento enquanto concentrava seus esforços naquilo, percebeu que talvez aquele não seria o caminho que gostaria de seguir. Começou a se informar sobre como era a rotina de algumas profissões e por uma amiga da mãe que era publicitária e posteriormente tendo acesso a grade curricular do curso, encontrou a sua vocação.
Após passar em 9º lugar no curso de comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda e marketing da ESPM, mal sabia ela aonde poderia chegar em tão pouco tempo e tudo aquilo que a profissão poderia proporcionar a ela e outras pessoas.
Desafio sempre foi algo que fez parte da trajetória de Isadora, que aos 16 anos já se aventurava em provas de corrida de aventura ao lado do pai, quem ela sempre considerou como um grande amigo.
“Meu pai fazia esse esporte e eu sempre ia nas provas até que comecei a competir com ele aos 16 anos. Fui me envolvendo cada vez mais e passei a amar o esporte. Acho que eu cheguei no meu auge na modalidade quando estava com 20 para 21 anos, fiquei dois anos seguidos em primeiro lugar do ranking brasileiro de corrida de aventura em dupla mista, junto com o meu pai. Nunca me dediquei 100% a alta performance, mas fiz muitas provas e a que eu considero a maior delas, foi uma expedição que eu fiz com o meu pai de 31 horas”, ela relembra.
E apesar de nunca ter se dedicado exclusivamente ao esporte, a jovem gerente sempre o conciliou com a vida profissional ao longo de todos estes anos, contanto com um mundial de triathlon offroad (Xterra) no Havaí e um 3º lugar no pódio do seu primeiro Ironman 70.3. Triathlon, natação , corrida de rua, uma pedalada ao ar livre ou até mesmo um treino de academia, ela faz questão de manter corpo e mente em plena atividade.
Assim que ingressou na faculdade, não quis perder tempo e decidiu que iria viver intensamente toda aquela experiência e depois de passar por outro processo seletivo superconcorrido, ingressou na ESPM Jr. uma empresa júnior de consultoria de Marketing e Comunicação fundada por alunos. E lá permaneceu até o terceiro semestre quando decidiu que queria ingressar de vez no mercado.
“Falei com um professor que queria trabalhar e por coincidência na época ele fazia academia com uma pessoa que trabalhava na Microsoft e que estava à procura de uma estagiária. Me contrataram em dois dias, foi o processo seletivo mais rápido que eu já fiz. Lá tive a oportunidade de conviver com mulheres incríveis que moldaram muito da profissional que eu sou hoje”.
Após ter uma primeira passagem pela Microsoft, teve a oportunidade de fazer um intercâmbio e foi passar uma temporada na Universitát Autónoma de Barcelona para estudar “Sociologia do Consumo”. Deixou o estágio promissor, mas com a promessa de voltar, o que se concretizou assim que ela chegou no Brasil. Não só voltou para Microsoft como acabou sendo efetivada antes mesmo de concluir sua graduação. Atuou na Verizon Media (AOL/Yahoo), que acabou sendo incorporada pela empresa e lá fez boa parte de sua carreira, atuando por quase 8 anos.
Aos poucos sua trajetória coorporativa foi cada vez mais sendo moldada em volta da tecnologia, pois em 2020 após sentir que precisava de um novo desafio e que sua missão naquele momento parecia ter sido cumprida, aceitou um novo desafio assumindo a gerência de marketing de América Latina na Xandr, outra grande da tecnologia, que coincidentemente mais tarde também viria a fazer parte da Microsoft.
“Senti que já estava na hora de assumir um cargo de gerência, mesmo que fosse uma gerência júnior, ainda sem a gestão de pessoas. Fui para Londres conhecer o time e essa foi minha última viagem internacional, pois assim que retornei, trabalhei cerca de um mês no escritório aqui no Brasil e logo veio a pandemia. Foi muito desafiador porque eu tive que construir todas as minhas relações e ganhar a confiança das pessoas digitalmente, em um momento que nós ainda não sabíamos fazer isso direito”.
Apesar de ficar contente de como as coisas iam caminhando no novo cargo, Isadora sentia que algo lhe faltava. Desde 2017 quando passou por um curso de coaching, tendo como principal objetivo seu autoconhecimento, chegou a uma conclusão. “Descobri que o meu propósito é transformar a vida das pessoas e transformar ambientes para que eles sejam melhores, mais agradáveis. Isso começou a guiar muitas das minhas decisões de lá para cá, por isso a minha escolha por ser uma gestora inclusive.”
Em um cenário imprevisível de pandemia, trabalhando distante de todo mundo ela começou a achar que talvez o seu objetivo estivesse ficando um pouco longe de ser alcançado, ou no mínimo que pudesse demorar a acontecer. Mas como ela própria costuma dizer, parece que na sua vida a oportunidade certa sempre costuma aparecer na hora certa e foi assim novamente. Quando estava prestes a se formar na pós-graduação em Psicologia Positiva, focada em gestão de pessoas, um conhecido a indicou para trabalhar na Forth Jardim, uma das líderes do mercado de Home & Garden.
E assim após três meses de muitas conversas, depois de conhecer a fábrica, a equipe e se identificar com o projeto, Isa mais uma vez partiu para um novo desafio, mudando de cidade, de segmento e de ritmo de vida para ir em busca do seu propósito. Assumindo o cargo de gerência de inteligência de mercado da Forth Jardim, Isadora atualmente tem sobre sua gestão uma equipe de cinco pessoas de forma direta e quinze de forma indireta, mas por ser uma empresa de um porte menor do que as outras que ela havia passado, o impacto do seu trabalho acaba sendo maior.
“Hoje eu sou super realizada onde eu estou e com o que eu estou fazendo. Amo trabalhar, amo minha carreira, gosto de marketing, gosto do que eu faço e acho que tudo isso pode ser usado para o bem, ainda mais pensando em produtos que proporcionam o bem, como os nossos. Minha principal meta a médio/longo prazo é construir ambientes de trabalho saudáveis, porque eu acho que é possível. É possível ser mãe e ser CEO, ser saudável e não precisar tomar ansiolítico, mesmo estando em um ambiente corporativo. Tem sido muito legal a parte de business, mas a parte de gerir pessoas é hoje o que mais me realiza de verdade. Acho incrível ver as pessoas florescerem”, conclui a gerente da Forth Jardim.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER