fbpx

Cromoterapia: saiba como aplicar na decoração

Cromoterapia: saiba como aplicar na decoração

O uso das cores pode oferecer ambientes mais acolhedores e influenciar no equilíbrio emocional

A decoração mexe com tudo que há em uma casa, inclusive com as sensações que os moradores sentem, por isso é importante buscar elementos que ofereçam bem-estar e equilíbrio emocional. Nesse sentido, surgiu a cromoterapia, uma técnica que utiliza as cores como instrumentos de cura e harmonia entre o corpo e a mente, a partir de combinações que fazem parte de um ambiente.

Essa prática terapêutica não se valida apenas pelo uso de paredes coloridas, mas, sim, pelo conjunto de elementos como quadros, vasos, obras de arte, tapetes e almofadas com cores que ajudam no bem-estar. Cada objeto que compõe a decoração é responsável por levar boas sensações para as pessoas, por isso vamos te mostrar como aplicar a cromoterapia na decoração da casa com algumas dicas.

Para começar, o que é cromoterapia?

A cromoterapia é uma modalidade que utiliza as cores para promover o equilíbrio físico e emocional do corpo. De acordo com os princípios desta terapia, as cores possuem uma frequência de vibração específica, que é capaz de afetar diferentes partes do corpo, sendo absorvida e estimulando um processo de equilíbrio.

Essa forma de terapia não é reconhecida como um tratamento médico, por isso é importante sempre estar em contato com um profissional. Mas, apesar disso, a cromoterapia pode ser usada de diferentes formas, seja com exposição a luzes coloridas, uso de roupas coloridas, ingestão de alimentos com cores específicas e até mesmo contato com a natureza.

Como aplicar a cromoterapia na decoração?

1 – Procure uma paleta que combine
Antes de começar a planejar uma decoração baseada na cromoterapia, é importante pensar sobre a paleta de cores que mais combina com as sensações que deseja passar. Assim, é necessário pesquisar o que representa cada cor; por exemplo, para um espaço que traga mais tranquilidade, tons de azul são ideais. Já para ambientes mais energizantes cores como vermelho, laranja e amarelo são ótimas.

2 – Atenção aos objetos de decoração
Assim como falado anteriormente, os elementos de decoração também afetam o equilíbrio emocional e devem ser pensados na composição com as cores da parede. Almofadas, cortinas, obras de arte, quadros e até a mobília podem ser trocados para atualizar a decoração de acordo com a paleta.

3 – Escolha das tintas
As paredes são uma extensão do ambiente, assim como o chão e o teto, que também podem levar cores com pinturas específicas feitas com tintas para piso, por exemplo. Dessa forma, uma parede em tons de verde pode criar um ambiente tranquilo e relaxante; por outro lado, uma parede vermelha pode transmitir energia e entusiasmo.

4 – Uso da iluminação
A iluminação muda toda a estética de um ambiente, porque ela pode criar climas específicos de acordo com os tons usados, aproveitando a combinação de cores. Lâmpadas amarelas, por exemplo, podem ser usadas em espaços mais acolhedores, enquanto as luzes brancas criam espaços mais vibrantes.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário