NEWSLETTER
Iluminação linear: LLUMM reúne dicas de como aplicar em cada ambiente da casa
O modelo cria um impacto visual cênico, moderno e intimista
Um projeto luminotécnico faz toda diferença nos ambientes e pode oferecer muitas sensações: conforto, relaxamento, atenção e motivação. Dentro desse aspecto, a iluminação linear é uma tendência que se tornou uma importante alternativa para trazer impacto visual e, sobretudo, uma distribuição agradável dos pontos de luz.
Mas, afinal o que é iluminação linear? A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, explica o conceito. Muito usada por arquitetos e lighting designers em diferentes tipos de ambientes, ela é um sistema que permite a criação de linhas contínuas de luz que proporcionam um apelo e um efeito cênico às mais diversas aplicações, além é claro, de iluminar os espaços entregando uma luz dinâmica e confortável.
As fitas de LED são um exemplo disso. Elas permitem que os cantos mais estreitos da casa sejam iluminados, como por exemplo prateleiras, nichos e forros. Decorativa ou funcional, esse modelo cria um efeito de luz indireta aconchegante e realça a decoração.
Há 60 anos no mercado, a LLUMM traz um portfólio com muitas opções de fitas de LED. Estão disponíveis nas temperaturas branca quente, branca fria e RGB (sigla em inglês para vermelho, verde e azul). Além disso, há o sistema Smart que pode ser controlado por Wi-Fi, aplicativo ou assistente de voz. Tudo para deixar a casa mais moderna e acolhedora.
Para entregar uma iluminação ainda mais confortável às Fitas e facilitar a instalação delas, surgiram os Perfis de alumínio com dissipador em acrílico. Os modelos de embutir, sobrepor e com diversas espessuras, garantem mais versatilidade a utilização das Fitas em projetos.
Essa variedade de produtos no portfólio LLUMM consegue atender as necessidades dos projetos de iluminação. Cada pessoa tem uma preferência e cada ambiente tem um tipo de aplicação, ou seja, a iluminação é um aspecto individual, mas existem algumas boas práticas e dicas valiosas para valorizar a utilização da luz.
Na cozinha, por exemplo, a temperatura de cor branca quente é a mais indicada e pode ser instalada embaixo dos armários aéreos como uma luz de apoio para pia. Ela promove maior atenção na preparação dos alimentos.
Na sala de estar, a temperatura de cor branca quente é a ideal para trazer conforto nos momentos de descanso. Aplicar fitas e perfis nas prateleiras, nichos, bancadas ou nas sancas de gesso, cria uma iluminação indireta super aconchegante.
No escritório, local que nos demanda mais concentração, sobretudo nos tempos de home office, as Fitas LED e Perfis são ótimos companheiros para as horas de trabalho, pois garantem uma iluminação de apoio, além de gerar um cenário para as reuniões online.
No banheiro é possível misturar as temperaturas da luz de acordo com a preferência de cada pessoa. Próximo ao espelho, o indicado é apostar na luz branca fria para se barbear ou se maquiar, tarefas que precisam de mais atenção. Já a luz branca quente, que proporciona maior conforto, pode ser um artifício para um momento de relaxamento nesse espaço.
O mesmo ocorre no quarto. Fitas de alto IRC (Índice de Reprodução de Cor) deixam o closet mais funcional, pois eles reproduzem com fidelidade a cor dos objetos, ajudando na escolha de roupas e maquiagens no dia a dia. Para noites de sono deliciosas e leituras na cama, a temperatura de cor quente na cabeceira é a melhor opção.
Sem dúvida, a iluminação linear por Fitas e Perfis é uma tendência pelas inúmeras possibilidades de complementar a decoração dos ambientes e pelo conforto visual que asseguram para uma iluminação funcional. Essas soluções podem deixar qualquer ambiente mais intimista, moderno, leve e sofisticado.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER