NEWSLETTER
Peças de SuperFormato: Para garantir o efeito de amplitude e continuidade visual que as peças de grandes dimensões proporcionam, uma aplicação correta faz toda a diferença
Tendência na decoração, os revestimentos de grande dimensões são cada vez mais procurados para a criação de ambientes sofisticados, que prezam pelas sensações de amplitude e continuidade visual. Pioneira na produção nacional dessas peças, a Roca Cerámica é sinônimo de tecnologia e inovação, contando, em seu portfólio de SuperFormatos, com peças de 120 x 120, 100 x 200 e 120 x 250 cm que ainda trazem a menor espessura do mercado, com apenas 7 mm. Além dos formatos de produção nacional, também fazem parte da família de SuperFormatos os produtos nas dimensões 100 x 300, 150 x 300 e 154 x 328 cm, importados.
Resistentes, leves e amplas, as peças são indicadas para aplicações convencionais, em piso e parede, e ainda podem ser levadas para outros usos, como no revestimento de mobiliários, dentro de piscinas, revestimento de lareiras a combustão ou ecológicas, entre outras possibilidades. Mas para garantir o resultado desejado de aplicação, alguns cuidados são essenciais. “Fazer o assentamento de forma correta é primordial. A técnica indicada é a mesma utilizada em formatos menores, mas pede por ferramentas específicas para a movimentação, transporte e aplicação das peças”, afirma Fernando Gabardo, especialista da assistência técnica da Roca Cerámica.
Para isso, o cuidado começa antes mesmo de assentar. “É necessário verificar se a superfície que o SuperFormato será aplicado está nivelada, livre de umidade, com os pontos de hidráulica e elétrica devidamente executados e conferidos”, diz Gabardo. Com isso acertado, basta retirar os produtos dos pallets com o auxílio de uma régua de movimentação, deixando o tardoz – como é chamada a parte de trás da peça – com fácil acesso para a aplicação da argamassa, que deve ser aplicada com a lado liso da desempenadeira dentada. “Depois, retire o excesso com os dentes da ferramenta, formando os cordões. É necessário repetir esse mesmo procedimento no contrapiso, antes de, com a régua de movimentação, deitar a peça no local em que será assentada”, ensina Gabardo, que recomenda posicionar as peças de SuperFormato ligeiramente fora da posição. “Assim, é possível arrastá-la até o posição final, promovendo o esmagamento dos cordões, expulsando o ar entre o verso da peça e base a assentar, garantindo assim a correta aderência da placa à superfície”, diz.
Por fim, retire o excesso de argamassa com uma colher de pedreiro. Agora, para um alinhamento perfeito, basta colocar os clipes do espaçador nivelador entre o revestimento e a argamassa, com um intervalo de aproximadamente 30 cm entre cada um deles. “Depois do assentamento, é necessário esperar 96 horas antes de retirar os clipes e cunhas”, alerta Gabardo.
Segundo Gabardo, existem três pontos que geram erros muito comuns na hora do assentamento de peças de SuperFormato. Para evitar falhas, as recomendações da Roca Cerámica são:
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER