fbpx

10 sugestões de vinhos para harmonizar nas Ceias

10 sugestões de vinhos para harmonizar nas Ceias

Do branco ao tinto, conheça algumas das opções de rótulos das vinícolas do grupo Santa Rita Estates, para tornar o Natal e o Ano Novo ainda mais agradáveis

Final de ano é sinônimo de festa. E se tem uma bebida que combina com este período, que historicamente simboliza celebração, é o vinho. De diferentes cores, sabores, texturas e aromas, a escolha da opção ideal para cada momento das ceias de Natal e Ano Novo, tornam a ocasião ainda mais especial.

Além de considerar o gosto pessoal, a escolha da uva que melhor harmonize com cada prato, também é uma boa dica na hora de escolher qual o rótulo de vinho levará para a ocasião. Pensando nos pratos que são mais comuns nestas festas, a Santa Rita Estates separou algumas sugestões de vinhos para harmonizar.

TINTO
Os tintos são os tipos de vinhos mais consumidos no Brasil e entre as principais uvas estão: Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Syrah, entre outros.

Geralmente é o tipo de vinho que acompanha mais os pratos quentes. Uma massa recheada com o molho mais encorpados, por exemplo, pode ir bem com um Merlot. Ou então as carnes vermelhas assadas, que pedem vinhos mais intensos, como o Merlot, Syrah, Malbec, Cabernet Sauvignon.

Já com as carnes brancas, que são mais delicadas, se deseja um tinto para acompanhar, o ideal é que seja um tinto mais leve, como o Pinot noir.

Sugestão:
Medalha Real Grand Reserva Cabernet Sauvignon – da vinícola chilena Santa Rita
Cabernário Nº 8 – da vinícola chilena Santa Rita
Carmen Gran Reserva Pinot noir – da vinícola chilena Carmen
Carmen Gran Reserva Frida Kahlo Carmenere– da vinícola chilena Carmen
Selección de Bodega Malbec – da vinícola argentina Donã Paula

BRANCO

Este tipo de vinho é indicado servir gelado, sendo que ele acompanha bem comidas leves. Entre as opções de vinho branco mais conhecidos estão: Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Devido as suas características eles podem ser uma boa opção para acompanhar os aperitivos ou pratos de entrada, no começo da festa. Sauvignon Blanc por exemplo, pode ser uma boa pedida com azeitonas temperadas, burchettas, assim como um Chardonnay com queijos e até saladas.

Peixes gordos como o Bacalhau, que é uma escolha frequente para a ocasião, também harmoniza bem com Chardonnay. Além disso, Tender, Chester, Peru, carnes com níveis mais baixos de gordura pedem um vinho branco.

Sugestão:
Floresta Chardonnay – da vinícola chilena Santa Rita
Carmen Gran Reserva Sauvignon Blanc – da vinícola chilena Carmen

ROSÉ
Pode ser considerado um meio termo entre o tinto e o branco, normalmente é um tipo de vinho rosado feito de uma uva tinta, por isso tem diversas opções, estando entre as mais populares: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Pinot Noir.

É considerado um vinho elegante, versátil e saboroso e ideal para consumir no verão, onde as temperaturas são mais quentes e por isso combina muito bem com o clima tropical do Brasil. Deve ser servido em uma temperatura em torno dos 8 graus.

Pode ser harmonizado desde a entrada até o prato principal, acompanhando bem aperitivos em geral, pratos a base de frutos do mar e as carnes brancas.

Sugestão:
Carmen Reserva Frida Kahlo Rosé – da vinícola chilena Carmen
Rosé Doña Paula Malbec – da vinícola argentina Donã Paula

ESPUMANTE
E por fim, porém não menos importante, temos os vinhos espumantes, que não podem faltar em nenhuma Ceia que se preze. Do Moscatel, ao Brut, eles não só costumam formar uma boa parceria com a sobremesa, como é o tipo de vinho que está presente ao longo de toda a celebração.

Ter um bom espumante para fazer um brinde na virada de ano é a harmonização perfeita para qualquer festa.

Sugestão:
Carmen Gran Cuvée Frida Kahlo Brut – da vinícola chilena Carmen

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário