NEWSLETTER
O que esperar da jardinagem em 2024?
Adeus ano velho! Feliz ano novo… e com a chegada dele as especulações sobre o que será tendência em 2024 nos mais variados setores começam a se intensificar. Com a jardinagem não é diferente, seja para quem trabalha neste ramo de forma direta ou indireta, ou para aqueles que gostam de plantas, a curiosidade sobre o que teremos de novidades é comum.
Sendo uma das líderes do setor de Home& Garden, a Forth Jardim que já está há 25 anos no mercado, tendo como principal foco o cuidado com as plantas, não só está sempre atenta ao que pode surgir, como a própria marca, através de pesquisas realizadas com seus consumidores, aponta o que deve ser tendência em 2024.
“O setor de jardinagem é algo muito amplo e apesar da nossa atuação ser de um nicho específico que é o cuidado com as plantas, uma preocupação que nós temos é a de entender o mercado, saber suas “dores”, manter um relacionamento próximo com os consumidores e usar toda nossa expertise, não só para desenvolver e comercializar produtos, mas também para disseminar o tema e fazer com que cada vez mais pessoas se apaixonem por cuidar de plantas. Por isso, além de observarmos as tendências do mercado, também temos investido na realização de pesquisas e a formação na nossa própria base de dados, colocando a Forth Jardim cada vez mais como uma referência do setor.”, explica o Diretor de Marketing e Negócios Digitais da Forth Jardim, Vitor Eller.
De acordo com as informações levantadas pela Forth Jardim, veja o que promete ser tendência na jardinagem em 2024:
Trazer a natureza para dentro de casa continua em alta. O design “biofílico” ou “urban jungle”, que é algo que ganhou força no período de pandemia, continua como uma forte tendência que deve se estender também em 2024.
Além de trazer o verde para compor os ambientes, a criação de espaços específicos dedicados para as plantas domésticas é algo que deve ganhar espaço. A prática ajuda a melhorar a qualidade do ar, traz um aspecto reconfortante e reforça uma outra tendência crescente, a dos “tutores” (ou pais) de plantas, mostrando que é algo que também pode ser um hobby.
Assim como os outros espaços da casa, é cada vez mais comum que os jardins também sigam o ritmo da vida moderna e atendam a várias necessidades. Por tanto, uma outra forte tendência apontada são os jardins multifuncionais”. Para 2024 ter um jardim projetado para ser um espaço de lazer, a área para cultivar o próprio alimento, um local para trabalhar ao ar livre ou relaxar, tudo em um só lugar, é uma algo que deve se tornar cada vez mais comum.
A valorização das espécies nativas, também promete ganhar forças neste novo ano. Além de agregar beleza, as plantas que já são adaptadas ao ambiente local, geralmente exigem menos manutenção. Por isso essa é uma tendência que ao mesmo tempo que é uma opção de baixo custo, promove a biodiversidade local e contribui para ecossistemas saudáveis.
Ousar tanto nas cores dos objetos que compõem o jardim, quanto na escolha das plantas que vai cultivar, também é uma aposta. Investir em cores vibrantes e exóticas, que trazem uma atmosfera que melhora o humor, é a dica. Além disso, vale reforçar que a cor do ano que foi anunciada é a Peach Fuzz (13-1023).
De acordo com uma pesquisa realizada pela Forth Jardim também é possível afirmar as espécies que devem estar entre as mais escolhidas para serem cultivadas em casa. As suculentas e as flores, estão entre as mais populares, com destaque para os cactos e orquídeas. Além disso, frutíferas, hortaliças e folhagens em geral completam a lista.
Seguindo a linha da praticidade, também é uma tendência forte a aposta em produtos mais “generalistas”, sendo uma boa alternativa principalmente para os iniciantes na jardinagem caseira. Alguns dos lançamentos recentes da Forth, pensados justamente para atender esse público, devem continuar fazendo sucesso em 2024, ajudando a manter duas necessidades básicas das plantas: a hidratação (Gel Plantio 100g) e a nutrição ( Cote 14-14-14 ou Cote Plus 15-09-12 150g).
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER