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A Ira do Afeto

A Ira do Afeto

Com um time criativo composto inteiramente por mulheres, o espetáculo A Ira do Afeto cumpriu curta temporada com sessões esgotadas logo após a primeira apresentação. A peça retorna aos palcos para três apresentações no Espaço Parlapatões dias 7, 8 e 9 de novembro, de terça à quinta-feira, 20h. O espetáculo foi idealizado por Débora Veneziani, que também está em cena. A direção é de Rafaela Azevedo, atualmente em cartaz com o sucesso King Kong Fran, a direção musical é de Dani Nega e a dramaturgia é de Rafaela com Carla Zanini.

A Ira do Afeto é um mergulho na luz e nas trevas dos relacionamentos afetivos, colocando uma lente de aumento nas tendências humanas a partir da ótica de uma palhaça que mantém comportamentos extremos e vive sempre no limite. O espetáculo é fruto de uma extensa pesquisa da atriz e bailarina Débora Veneziani sobre pressões sociais impostas às mulheres e questões de saúde mental implicadas ao gênero. Apoiada na linguagem de máscara cômica a personagem inverte o ponto de vista da normatividade fazendo o público questionar: do que se ri?

No enredo, o público acompanha a trajetória de uma mulher prestes a ser presa, assumindo todos os riscos possíveis para conseguir amar e ser amada. O espetáculo trata com humor de questões como abandono, saúde mental e abusos psicológicos vividos principalmente por mulheres.

“A peça faz questionar, rir e chorar enquanto nos confrontamos com questões profundas. Ela também é um convite à reflexão sobre as complexidades da mente humana e a sociedade que muitas vezes tenta enquadrá-la em padrões rígidos”, comenta Débora Veneziani.

Quebrando a quarta parede, a protagonista convida o público a experienciar junto com ela uma montanha russa de sentimentos e sensações que existem dentro da cabeça de uma pessoa neurodivergente.

Sinopse
No dia de seu julgamento imaginário, a palhaça Devora implora pela prisão como única forma de garantir sua segurança e a dos demais. Equilibrando-se no limite entre sua sensação interna e a realidade, a palhaça convida o júri/público a mergulhar na luz e nas trevas do afeto sob sua ótica. A urgência de Devora demanda do público veredictos sobre os limites da normalidade: o que mais deseja é extirpar de si qualquer resquício de loucura. Será que sobra alguma coisa depois?

 

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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