NEWSLETTER
É preciso falar sobre maternidade real
Empresária revela as dores e as delícias de ser mãe e dá dicas para quem pretende se aventurar na vida materna
A maternidade tem seus momentos de alegria, mas também pode ser desafiadora. “Desde pequena, a gente aprende que para ser uma super mãe tem que ser autossuficiente, perfeita e que a maternidade é só flores. Na prática, não é assim. Também erramos, ser mãe é um aprendizado diario”, conta a empresária e administradora do Grupo Amor de Mãe BH, Márcia Machado.
Influencers e famosas costumam postar fotos amamentando, felizes e arrumadas, o que pode gerar angústia nas mães que se sentem exaustas. “A foto não representa a maternidade real. A realidade é outra, noites sem dormir, mudanças no corpo, alteração hormonal e a cobrança social”, diz.
Além disso, há o desafio de conciliar a carreira com os filhos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CineMaterna, em parceria com o ateliê NOZ Pesquisa e Inteligência, 49% das mulheres consideram muito difícil conciliar a vida pessoal com a maternidade. “Algumas abrem mão do emprego dos sonhos para se dedicarem somente aos filhos, na tentativa de ser a mãe perfeita, mas o ideal é pensar tanto nas necessidades das crianças quanto nas delas”, aponta Márcia.
Equilíbrio
A mãe precisa separar momentos para ela. “Sair com as amigas e descansar são boas formas de relaxar. Eu mesma procuro ter um equilíbrio entre os cuidados com meus filhos e meu lazer”, conta Márcia.
Se cobrar nunca será a solução. “Nada de se comparar com outras mães, são realidades diferentes da sua. Você precisa ter em mente que não é uma super-heroína, é normal errar e você tem que aprender com esses erros. A maternidade é um aprendizado constante”, finaliza.
Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe da Nanda e do Lipe e boadrasta do Victor e do Marco.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER