fbpx

Futuros – Arte e Tecnologia em janeiro

Futuros – Arte e Tecnologia em janeiro

Depois de um ano em que contabilizou um público recorde de mais de 127 mil visitantes, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, reabre suas portas na próxima quarta-feira, 10, repleto de novidades e atividades para toda a família. Estações educativas, oficinas, evento musical e uma nova exposição ocupando todo o prédio e as atrações do Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro) integram a programação totalmente gratuita que promete agradar a todos e fazer do local uma opção imperdível para as férias escolares de janeiro.

Em 10 de janeiro, será inaugurada a exposição “Casa Comum”, uma instalação multimídia que vai se espalhar por todos os andares com obras e experiências que ressaltam o planeta Terra como a “casa comum” de todos os seres viventes. Sala imersiva, obras de videoarte e a escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento que percorre vários andares do prédio são algumas das atrações. A exposição é uma colaboração internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA e 12 artistas amazônicos, e fica aberta até 10 de março.

No sábado, 13, às 15h e às 16h, o público infantil vai poder se aventurar em duas oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”, praticando movimentos e leves acrobacias no espaço do centro cultural. A atividade, voltada para crianças de três a sete anos e sujeita à lotação de 20 participantes em cada, tem o objetivo de promover o desenvolvimento, a liberdade, a autonomia e a criatividade corporal, utilizando o mobiliário do local como suportes e obstáculos. Crianças com dificuldades de locomoção também são bem-vindas e os responsáveis devem comunicar a produção do evento.

Em 17, 24 e 31 de janeiro, ocorre o programa musical Vem, Futuro! Verão, com participação de artistas como Procurando Kalu, Gutto e DJ TAMY. Nos três dias do projeto, sempre às quartas-feiras, o Futuros – Arte e Tecnologia vai promover encontros de diferentes gerações, sotaques e perspectivas de criação musical, em que um músico convidado escolhe o álbum de algum artista para comentá-lo faixa a faixa. A programação completa do evento será divulgada em breve.

Em comemoração ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, ocorre no dia 20, às 15h, a estação educativa “Carioca”. A partir da cartografia da cidade do Rio e de seus bairros, a atividade vai propor uma descoberta sobre o significado destes e outros nomes por meio de um lúdico e divertido jogo de tabuleiro. E quem participar vai descobrir que o nome de muitos bairros da cidade tem origem indígena e que o próprio termo “carioca”, em tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”.

Já 27 de janeiro é dia de cinema no Futuros – Arte e Tecnologia. A primeira edição da estação educativa “Cine Musehum” exibirá o curta de animação “Pajerama”, dirigido por Leonardo Cadaval. A produção de nove minutos tem um jovem índio como protagonista e aborda questões como a ocupação de territórios indígenas e a devastação ambiental. As professoras Marize Guarani e Ana Pardo participam da atividade, que acontece às 15h.

Além de todas as novidades, os visitantes podem aproveitar ainda as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre as atrações, destaque para o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

“Estamos empolgados em começar o ano de 2024 com uma programação diversificada e atrativa para toda a família. Vamos oferecer atividades lúdicas, como as oficinas de parkour e as atrações interativas do Musehum, sem deixar de abordar questões importantes do mundo contemporâneo, como a preservação ambiental e os territórios indígenas. É apenas o início de um ano que será repleto de uma intensa e convidativa programação no Futuros – Arte e Tecnologia”, destaca o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.

A exposição “Casa Comum”, as oficinas de parkour, as estações educativas “Carioca” e “Cine Musehum” e o programa musical “Vem, Futuro! Verão” integram a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário