fbpx

Instituto Jatobás promove atividades gratuitas no carnaval

Instituto Jatobás promove atividades de bem-estar e valorização da cultura carnavalesca na periferia de São Paulo e interior do Estado

Organização da sociedade civil reforça o clima de carnaval com atividades gratuitas em seus centros culturais, com oficinas de percussão, dança, adereços, bloquinho e roda de samba

São Paulo, fevereiro de 2024 – O clima de carnaval já domina os centros urbanos com festas e celebrações de grandes blocos carnavalescos. O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil que atua no desenvolvimento de pessoas, oferecendo condições favoráveis para transformarem suas vidas, sua profissão e o território onde vivem, preparou uma programação especial para seus dois centros de atuação, tanto no território Campo Belo, na periferia da zona sul da capital, quanto no território Cuesta Paulista, onde mantém o Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, na cidade de Pardinho, interior paulista.

Desde 2005, a organização promove iniciativas direcionadas para a expansão do território na Cuesta Paulista, região turística no interior do estado, incluindo 8 cidades, que totalizam mais de 440 mil habitantes. O Centro Max Feffer realiza ações abertas e gratuitas para seus visitantes, fomentando o empreendedorismo criativo e o desenvolvimento sustentável, como uma estratégia para impulsionar o turismo e valorizar a cultura raiz da área. Em seu programa para essa época, a organização busca enaltecer a cultura carnavalesca tradicional, com banda de marchinha e coloca na rua, pela primeira vez, o Bloco Levanta Gigante, que brinca com a grandiosidade das paisagens naturais da região.

“Nosso objetivo é promover ferramentas para que pessoas possam provocar impactos positivos no território em que estão inseridas. Entendemos que o acesso a cultura, bem-estar, atividades de socialização e integração são instrumentos importantes para essa transformação; por isso preparamos essas atividades que buscam resgatar a cultura carnavalesca raiz, por meio do samba. São ações que promovem uma nova forma de se relacionar com a própria comunidade”, afirma Patrícia Ceschi, responsável pela programação e gestora do Centro Max Feffer.

Aplicando esse propósito na capital paulista, o Instituto Jatobás também desenvolve atividades que impactam moradores da região periférica da zona sul de São Paulo, no Galpão Jatobás, gerando acesso à cultura em um território marcado por ampla disparidade social e escassez de espaços de cultura.

“Somos o primeiro centro cultural da área da Água Espraiada, oferecendo acesso a atividades gratuitas que atingem 24 comunidades do entorno. Mesmo localizada na capital de São Paulo, a região está longe da maioria dos grandes centros, onde se concentram a maior parte das atrações e até mesmo as festividades carnavalescas. As oficinas de percussão e dança trazem uma parte desse clima de folia para quem vive aqui, e ao mesmo tempo reforça a integração das pessoas com o seu próprio território”, explica André Luiz Menezes, gestor do Território Campo Belo no Instituto Jatobás.

Com foco no pós-carnaval, o Galpão Jatobás, além de oficinas de percussão e dança, também terá duas festas carnavalescas. Dentro do projeto Viva a Terceira Idade, que oferece atividades voltadas para esse público como ferramenta de socialização, o Instituto irá realizar o Baile da Terceira Idade, convidando todos a participarem da celebração com fantasias dos anos 80. E encerrando o mês, receberá o grupo Nego Véio em uma grande roda de samba.

Confira a programação completa de carnaval nos territórios do Cuesta Paulista, interior de São Paulo, e Água Espraiada, zona sul da capital. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas:

Programação completa:

Carnaval no Centro Max Feffer

3 a 10 de fevereiro

Gratuita

Pré-Carnaval: Tarde de Marchinhas com a Banda União Cesariolangense

3 de fevereiro | Sábado, às 16h00

Pré-Carnaval: Oficina de de Percussão

3 de fevereiro I Sábado | das 15h00 às 16h30

6 e 8 de fevereiro I Terça-feira e quinta-feira | das 17h às 18h30

Classificação: Livre

Pré-Carnaval: Oficina de máscaras, bonecões e adereços

6 e 8 de fevereiro I Terça-feira e quinta-feira | das 14h30 às 16h30

Classificação: Livre

*Crianças com menos de 9 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável

Carnaval: Bloquinho do Max LEVANTA GIGANTE!

10 de fevereiro | Sábado | 16h00

Carnaval: Matinê com dj Piaba Sound

10 de fevereiro | Sábado | 17h00

Carnaval no Galpão Jatobás

4 a 24 de fevereiro

Gratuita

Oficina de Percussão

A partir do dia 4 de fevereiro

Todos os domingos | Das 10h às 12h

Aula de Dança Funcional

A partir do dia 5 de fevereiro

Todas as segundas-feiras e quartas-feiras | Das 18h30 às 20h

Pós-Carnaval: Baile da Terceira Idade

17 de fevereiro | Sábado | Das 18h às 21h

Pós-Carnaval: Samba Nego Véio

24 de fevereiro | Sábado | Das 18h às 21h

Funcionamento:

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 17h.

Domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento: (14) 99879-2760.

Galpão Jatobás:

De Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação no Galpão ou Biblioteca.

Local: Rua Estevão Baião, n°149, Água Espraiada, zona sul de São Paulo – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao [email protected].

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização sem fins lucrativos que há 18 anos trabalha para promover o desenvolvimento de pessoas, a inovação social e o fortalecimento de redes.

Agência Lema

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário