fbpx

Jornal Joca lança livro “Uma volta ao mundo com a moda”

Publicado pela editora Magia de Ler, “Uma volta ao mundo com a moda” traz curiosidades sobre os estilos de roupa usados em várias partes do planeta, com foco nos leitores infantojuvenis

Quem é que nunca parou para pensar como se vestem as pessoas no Polo Norte, no Deserto do Saara e em tantas outras partes do mundo? Para matar essa curiosidade, parte do imaginário de tantos adultos e, especialmente, de crianças e adolescentes, o Joca, jornal infantojuvenil brasileiro, e a editora Magia de Ler lançam o livro “Uma volta ao mundo com a moda”.

A obra é de autoria de Gabriela Rossi (colaboradora do Joca com a Coluna Fashion) e Joanna Cataldo (repórter do Joca), com colaboração de Helena Rinaldi (repórter do Joca).

Dentro da proposta do livro, as autoras trazem diversas informações sobre a vestimenta dos mais variados países, tendo como pano de fundo momentos da história, como da época em que Brasil era colônia de Portugal e de como surgiram os protocolos que estão inseridos no armário da família real britânica, bem como aspectos geográficos, influências culturais e demais fatores que impactam nas roupas de povos, como os da África do Sul, do Peru, de países árabes, dentre outros.

“Convidamos a Gabriela para escrever esse livro, pois sabemos o quanto ela é apaixonada por estilo e pelo sucesso que sua coluna faz entre os leitores o Joca. No jornal, ela já traz muito conteúdo para os leitores. Agora, não seria diferente”, explica Stéphanie Habrich, fundadora e diretora-executiva do Joca.

O objetivo do livro é explicar como a história e a cultura tradicional tratavam certos trajes, ou seja, como e porque eles costumavam ser usados no passado — e em alguns casos, como ainda são utilizados nos dias de hoje. Por isso, cada capítulo de “Uma volta ao mundo com a moda” tem muito a contar. “Desde sempre as pessoas fazem do seu guarda-roupa uma ferramenta para expressar suas tradições, etnias, crenças e influências”, conta Gabriela.

O livro ainda conta diversas curiosidades relacionadas à moda e a fatos atuais importantes. Por exemplo: Qual é o impacto da moda no nosso planeta? Como a tecnologia ajudou as mulheres muçulmanas a praticarem esportes sem deixar de lado suas crenças religiosas? O casaco corta vento realmente corta o vento? Explora também a história do jeans, a linha do tempo dos uniformes da seleção brasileira de futebol, quais são as cores do luto ao redor do mundo. Ao final, há diversas atividades para que os leitores testem seus conhecimentos e exerçam sua criatividade.

Para Olívia Bittencourt Roche, de 12 anos, que fez a contracapa do livro, “qualquer pessoa que ler a obra vai gostar e dividir o que aprendeu com os familiares, amigos, professores e colegas da escola”. De acordo com a jovem, em poucas páginas, é possível ir até a Índia, onde as mulheres começam a se preparar para o dia do seu casamento com pelo menos uma semana de antecedência, para o Japão, país onde existem vários tipos de quimonos, e ainda saber mais sobre os caubóis.

“Este é um daqueles livros em que o passado e o presente se encontram e você não sai dele sem ficar surpreso com alguma curiosidade”, finaliza Stéphanie.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com