NEWSLETTER
MPD Engenharia reforça compromisso com igualdade de gênero
Com cargo nos mais variados setores, somente no escritório, as mulheres respondem por 60% do quadro de funcionários
A indústria da construção civil é um dos setores mais importantes da economia global e no Brasil não é diferente. De acordo com levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no final de 2022, nos últimos dois anos, a construção civil cresceu 17,7% ante 8,2% da economia nacional. Somente de setembro de 2021, comparado ao mesmo mês de 2022, houve teve um aumento de 8,8%. Esse cenário positivo trouxe oportunidades para que mais pessoas entrassem para esse mercado. E nesse setor, historicamente dominado por homens, as mulheres estão começando a ganhar espaço e a desempenhar um papel cada vez mais importante.
Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a presença de mulheres nesse segmento aumentou em 120% entre 2007 e 2018. Para Marcia Kodaira, diretora de obras da MPD Engenharia, as mulheres estão trazendo novas ideias e perspectivas para o setor, o que está ajudando a impulsionar a inovação e a modernização da construção civil. Atualmente, no escritório da MPD Engenharia, as mulheres já correspondem a 60% da força de trabalho – no geral, elas correspondem a 23% do quadro total de funcionários. A fim de expandir a atuação delas e atingir uma participação cada vez mais crescente no setor, a MPD desenvolve e promove projetos de capacitação para que esse público atue na área. Dessa forma, é possível colocar novas profissionais capacitadas no mercado para que conquistem novos espaços.
“Quando comecei minha carreira, o ambiente possuía grandes desigualdades. Foi preciso muita resiliência, determinação e foco na entrega de resultados para conquistar meu espaço em meio a este cenário mais acirrado de concorrência. Para chegar aos mesmos cargos que outros colegas, precisava sempre provar a minha competência e minha aptidão em resistir às situações de maior pressão, que são comuns e necessárias em cargos de liderança de grandes empresas. Com o tempo e muita persistência, ganhei meu espaço, assim como outras mulheres nessa área”, reforça a executiva ao abordar suas conquistas ao longo da carreira. “Cheguei a ter em torno de 8 mil profissionais sob minha responsabilidade. Essas mulheres estão assumindo uma variedade de funções, desde engenheiras e arquitetas até trabalhadoras da construção civil, e contribuem significativamente para o crescimento e desenvolvimento da indústria. Além disso, ajudam a tornar esse cenário mais inclusivo e diverso, melhorando a cultura e o ambiente de trabalho para todos os trabalhadores”, pontua.
Tendo em vista que as pessoas trabalham por reconhecimento, por estarem engajadas e por acreditarem no que o gestor está proporcionando no dia a dia, a partir do momento que ocupou um cargo de liderança, Marcia sempre motivou e inspirou o melhor de seus funcionários, com bastante incentivo, entendendo e participando do problema para buscarem juntos uma solução. “Com estes princípios, pude desenvolver muitos profissionais durante minha carreira. Dessa forma, aprendi que quando as pessoas que estão com você crescem, você consequentemente cresce também. É gratificante!” destaca.
De acordo com dados do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), ano base de 2020, houve um aumento de 5,5% de cargos com carteira assinada ocupados por mulheres. “A presença crescente de mulheres na construção civil também está ajudando a diminuir as desigualdades de gênero. E nosso papel como indústria é de continuar a incentivá-las e apoiá-las em seu crescimento e desenvolvimento, incentivando ainda mais mulheres a se juntarem ao setor”, finaliza a executiva.
Como foco em valorizar ainda mais a participação das mulheres em todos os espaços, no último ano, o instituto MPD idealizou, coordenou e patrocinou o curso de pintura e textura, com foco na construção civil, para o público feminino. A Secretaria da Mulher de Barueri agiu em apoio na seleção de candidatas. As aulas da primeira etapa do programa “Mulheres na Construção” apresentaram as diferentes técnicas de pintura, tipos de materiais necessários e também orientaram mulheres empreendedoras a precificarem seu serviço. O Programa Fábrica de Talentos é outra iniciativa que tem viabilizado a contratação de mulheres, estudantes de engenharia, nos canteiros de obras.
Por meio dessas ações, a companhia reforça, atualmente, seu compromisso com a sociedade para proporcionar, em um futuro próximo, um cenário mais respeitoso e amigável a todos os profissionais.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER
Parabéns para essa empresa. Parabéns pela matéria 👏🏿