NEWSLETTER
Yurgan e Anne Barret anunciam a realização da VI Edição do Y Rosa.
No próximo mês acontece o Outubro Rosa, movimento mundial que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma série de ações públicas e privadas acontecem em todo planeta. Uma delas é o Y Rosa.
A sexta edição do Y Rosa acontece de 25 a 29 de outubro no Yurgan Tattoo Studio, localizado no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. No projeto, o estúdio de tatuagem muda de cor para receber mulheres submetidas à mastectomia- retirada cirúrgica parcial ou total da mama para tratar o câncer- e que buscam a oportunidade de fazer gratuitamente a reconstrução da aréola por meio de tatuagem hiper-realista.
A iniciativa, idealizada pelo casal Yurgan e Anne Barret, busca reforçar a importância do diagnóstico precoce e ajudar mulheres que venceram o câncer de mama a ressignificarem suas dores e recuperarem a autoestima.
“Participar do Y Rosa foi de muita importância. Fiz a reconstrução da aréola, que com certeza levantou minha auto estima, me deixou mais segura, confiante e bem mais feliz! Foi uma benção na minha vida pois era algo que me incomodava muito”, diz Zelia M. N. Souza.
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama são superiores a 59.700 casos novos/ano, o que representa quase 30% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.
Nesse cenário, o planejamento de estratégias de controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado, maior a probabilidade de cura.
Pensando nisso, a cada ano, Yurgan e Anne colocam mais energia para fazer o Y Rosa crescer pois querem que mais mulheres se conscientizem da importância do diagnóstico precoce e descubram que após se curarem existe a possibilidade da tatuagem hiper-realista para elas se sentirem ainda mais completas e confiantes.
“Durante a campanha, nossa principal ação é a reconstrução de aréola por meio de tatuagem hiper-realista e a cobertura de cicatrizes com arte desenvolvida especialmente para a cliente. A cada reconstrução, a cada história compartilhada nos emocionamos e nos curamos juntos. Aprendi com o Y Rosa o quanto podemos encontrar na arte um processo de expressão, transformação e recuperação”, disse Yurgan, um dos top 10 tatuadores do Rio, conhecido por tatuar várias celebridades.
O Y Rosa já atendeu mais de 100 mulheres e nesta edição está ainda mais completo. Será oferecido GRATUITAMENTE pelo Yurgan Tattoo Studio e seus parceiros:
o Redesenho de aréola por meio de tatuagem hiper-realista
o Sobrancelhas realistas pela técnica de micropigmentação fio-a-fio
o Palestras Motivacionais e Grupos de discussão on-line
o Além de sorteios e brindes para todas as inscritas
“Esse foi um projeto que me deixou muito satisfeita, pois devolveu minha autoestima, minha vida. Realmente senti que voltei à vida! Nossa autoestima aumenta e muito. Ver o meu seio formado e desenhado foi transformador, a conclusão de uma etapa importante na cura da doença”, relatou Rosângela, que participou do projeto em 2018.
O projeto, que já teve edições no Rio de Janeiro e Santa Catarina, terá uma agenda especial para garantir a segurança de todas as participantes e dos artistas nesse cenário de distanciamento social.
“Esse é um projeto que organizamos anualmente com muito carinho. Foi a forma que encontramos de usar a nossa arte para um bem maior. Em 2018 recebemos o prêmio de Cidadania pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e isso nos deu ainda mais energia para continuar”, afirma Anne Barret.
NEWSLETTER