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Tipos de Influenciadores Digitais

Você sabia que existem tipos de influenciadores digitais? Pois é, pouca gente sabe.

Eles mudaram a forma como as empresas se comunicam com o público. Por isso, antes de escolher um influenciador, é importante conhecer todos os tipos e analisar qual combina melhor com o seu negócio para trazer autoridade e relevância para estratégia.

Não basta ter afinidade com o influenciador e saber quantos seguidores ele possui. Você precisa entender e definir os objetivos da marca, e contratar influenciadores com o perfil ideal. Então, dá uma olhada nesta lista com 7 tipos de influenciadores:

Top Celebridade

Possuem um poder de alcance e ressonância enorme, mas a relevância é baixa. Esse influenciador costuma falar sobre diversos assuntos de uma forma genérica e consegue agradar pessoas com gostos distintos. Ajuda a marca a ficar conhecida, mas não tem relevância direta com o assunto, por isso, pode não ser o melhor para gerar vendas.

Fit Celebridade

Esse tipo de influenciador tem alcance, ressonância e relevância muito alto. Ideal para marcas que desejam conversar com uma grande audiência, gerar engajamento, leads e vendas. Porém, devido ao seu alcance, esses influenciadores cobram um valor alto na negociação com marcas.

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Autoridade

Geram muita percepção sobre a marca e também conversão, em uma escala menor, mas muito qualificada para o seu produto ou serviço. Esse tipo tem uma audiência baixa, mas gera muito engajamento e tem alta relevância, por terem dominarem um determinado assunto. São respeitados dentro de um segmento, comunidade e até região.

Ecossistema

Não se trata apenas de um influenciador, mas, de um conjunto de influenciadores dentro de um nicho que podem promover uma mesma marca, reafirmando-a como soberana dentro do segmento.

Este tipo de influenciador possui baixo alcance e ressonância média, mas, relevância elevada. São pequenos influenciadores que criam conteúdos segmentados e tem fit com empresas do mesmo nicho.

TrendSetter

É conhecido por ser líder de causas e discussões. É autoridade num determinado assunto e, por isso, costuma ser o primeiro a defender algum ponto de vista e propor uma atitude.

Marcas que planejam trabalhar seu posicionamento, podem fazer parceria com este influenciador para reafirmar seus valores. Mas, dificilmente os “TrendSetter” irão se vincular com marcas que não demonstrem, de fato, ter princípios iguais aos seus.

Jornalista

O Jornalista tem um alto alcance, já que consegue cobrir várias pautas e trabalhar para grandes meios de comunicação, mas, a ressonância e a relevância dependem do quão engajado ele está com um determinado tema.

Esse tipo de influenciador costuma ser mais analítico sobre os assuntos que aborda e pode ajudar a empresa a trabalhar ações de awareness, com informações inéditas do seu mercado.

Público interno

Nada mais é do que os próprios funcionários da empresa. Eles ajudam a humanizar e divulgar a cultura de valores da marca. O alcance e ressonância desse tipo de influenciador é baixíssimo, mas ele possui alta relevância. É o que mais conhece a sua marca e possui autoridade para falar dela.

São os primeiros a serem trabalhados em qualquer empresa. Se sua empresa não possui colaboradores que acreditam, confiam e divulgam a própria empresa, algo está errado.

Agora que você já conhece alguns tipos de influenciadores, é hora de analisar qual combina melhor com o seu negócio. Analise com atenção e, lembre-se de pesquisar também por influenciadores locais.

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Written by: Ana Leichiringue

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