NEWSLETTER
O panetone é um alimento tradicional da época de Natal. O pão doce ou bolo de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como damasco, mamão, laranja, limão, maçã, cidra e a uva passa.
A receita foi criada em Milão, norte da Itália, em meados do século XIV, pelo padeiro Toni quando errou uma receita em plena véspera de Natal! Ao mesmo tempo que preparava uma fornada de pães e massa para torta. Na pressa, Toni colocou frutas nos pães e tentou reparar o erro com frutas cristalizadas, ovos e manteiga.
O pão criado de última hora, agradou seu chefe, que batizou a iguaria como “Pani di Toni” ou “Pão de Toni”.
A forma clássica da receita, foi protegida por um decreto em 2005. Onde só é considerado um “verdadeiro panetone” se forem utilizados ingredientes e suas quantidades exatas, conforme decreto. Ao sair desse padrão, não é considerado um panetone.
Chocotones e panetones salgados são criações brasileiras, mas que já cativa os italianos. São consideradas variações e podem ser comercializadas com essa nomenclatura.
No mês de novembro, em Milão, acontece um festival sobre o panetone que reúne as empresas especializadas na produção do pão doce.
Quem participa do evento pode se deliciar degustando os produtos tradicionais e suas novidades.
Alguns chefes renomados da área da panificação realizam workshops e aulas rápidas sobre confeitaria, por um preço acessível.
Apesar parecer uma tradição muito antiga dos brasileiros, o panetone chegou em datas próximas a Segunda Guerra Mundial, pelos imigrantes italianos.
O imigrante italiano Carlos Bauducco percebeu que o pão poderia ser promissor em seu novo país e começou a vende-lo em 1948. Hoje a Bauducco é a empresa que mais produz panetones no mundo! São cerca de 300mil toneladas todos os anos. E o Brasil é o terceiro maior consumidor de panetone do mundo.
A criatividade e sabores únicos do nosso país, reinventaram o tradicional pão usando sabores como: chocolate, pé de moleque, trufado, doce de leite, entre outros.
A chefe confeiteira, Ísis Alvarez, elaborou o Curso Online de Panetones 2.0, com diversas vídeo aulas ensinando o passo-a-passo para a produção. Assim como, uma apostila auxiliar e ela ainda se dispõe a tirar todas as dúvidas via WhatsApp.
Conteúdo do curso:
Confira também:
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER