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Franquias de alimentação e bem-estar crescem

Franquias de alimentação e bem-estar crescem

O franchising brasileiro demonstrou uma retomada gradual e acelerada, além de muita resiliência frente aos obstáculos enfrentados pela economia durante o ano de 2022. Segundo pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou R$ 211,4 milhões em 2022, uma alta de 14,3% em relação a 2021, quando registrou faturamento de R$185 milhões.

Dos 11 segmentos de franquias, Saúde e Bem-Estar, Beleza e Alimentação – Food Service foram os que mais se destacaram, registrando crescimento de 21,5% no faturamento em relação a 2021. A retomada dos pontos físicos, as vendas de delivery já incrementadas e a alta no ticket médio devido à inflação contribuíram para puxar o crescimento e bom desempenho do segmento de alimentação fora do lar.

Acompanhando esse ritmo acelerado, a rede de comida havaiana Mana Poke tem apresentado forte atuação no mercado de food service e segue em franca expansão. A rede é uma das empresas do setor de comida havaiana que mais ascendeu nos últimos anos, e passou de 21 lojas em maio de 2022 para 34 neste ano, registrando um faturamento de R$ 74,3 milhões no ano passado.

“Tivemos um crescimento no faturamento de toda a rede de 113% se comparado a 2021. E a previsão é fechar 2023 com 40 lojas em operação, buscando expansão para as regiões sul e nordeste do país. O modelo de operação simplificado da Mana Poke tem atraído novos investidores e o aumento na busca por alimentação saudável também contribuiu para o ótimo desempenho das vendas no setor”, explica o sócio da Mana Poke Gustavo Pavan.

A Mana Poke, fundada em 2018, tem o propósito de levar alimentação saudável e de qualidade para os mais diversos públicos e conta com unidades com decoração descontraída, ar-condicionado e inspiradas no Havaí, com pranchas e trilha sonora de surf music.

O investimento inicial para abertura de uma franquia Mana Poke é de R$ 350 mil com faturamento médio previsto de R$ 120 mil a R$ 400 mil, com prazo de retorno de investimento que varia de 18 a 24 meses.

Beleza: setor em alta no pós pandemia

O setor de beleza também tem sido favorecido no pós pandemia e tem mostrado fôlego, registrando crescimento de 21,5%. O bom desempenho pode ser explicado por dois fatores: mudanças de comportamento e hábitos do consumidor e maior profissionalização do setor.

Acompanhando essas novas tendências do setor de franquias, o Instituto Embelleze, a maior rede de franquias do segmento de beleza da América Latina, está com planos de expansão para 2023 e a implementação de novos projetos. Começando o primeiro semestre desse ano com uma nova gestão, ações já foram implementadas com foco no conteúdo pedagógico como, por exemplo, a atualização de normas e procedimentos internos, melhor qualificação do time interno da rede de franquias, contratação de nova agência de publicidade e formação de comitês técnicos, visando mais proximidade com os franqueados.

O novo CEO do Instituto Embelleze, Roy Khouri, também anunciou projetos e novidades para 2023, como um novo curso de cabeleireiro profissional com técnicas inovadoras e exclusivas do instituto Embelleze; a implementação de embaixadores técnicos em cada curso com profissionais renomados; o aperfeiçoamento do modelo híbrido de aulas (online e presencial); treinamento comercial nas franquias, assim como treinamentos aos instrutores pedagógicos; investimentos na marca Instituto Embelleze que ganhará novo posicionamento e a busca por excelência nos ratings de avaliação.

Além disso, Khouri adiantou que dez novas franquias do Instituto Embelleze devem ser instaladas em 2023. “Este é o novo Instituto Embelleze, que continua em franca expansão no Brasil e na América Latina. Além disso, a marca ganha este ano um novo posicionamento de marca voltado a ações de mídia com pessoas reais, cases de ex-alunos que empreenderam, muita paixão na transformação de vidas , pois isso faz parte do nosso DNA”, completa o CEO.

Saúde e bem-estar

No setor de saúde e bem-estar, as franquias especializadas em cuidados humanizados viveram um notável crescimento após a pandemia. Apenas no último trimestre, houve um aumento significativo de 14,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A rede de franquias Terça da Serra é um exemplo de franqueadora que apresentou um crescimento significativo durante a pandemia e conseguiu manter esse ritmo mesmo após a diminuição dos casos no país. Como a principal rede de residenciais sênior do Brasil, o grupo, que tem como sócio a SMZTO, inaugurou 20 novas unidades em 2022, alcançando um faturamento de R$ 80 milhões.

Levando em consideração também a expectativa de longevidade dos Brasileiro, em 2023, a rede tem planos de expandir ainda mais suas operações, com a meta de entregar 40 novas unidades e alcançar a marca de 140 residenciais em todo o território nacional. Com essa expansão, o faturamento deve ser de R$110 milhões. Segundo o diretor da companhia, Pedro Moraes, a abertura dessas novas unidades é uma resposta direta ao aumento de expectativa de vida da população.

“Durante a pandemia, as pessoas passaram a buscar lugares mais seguros para seus idosos, e os residenciais se tornaram a escolha mais popular. Esse fenômeno impulsionou a demanda por hospedagem e mudou a percepção das pessoas em relação aos residenciais, que antes eram vistos como abandono, mas agora são reconhecidos como um ato de cuidado e amor para com seus entes queridos. Além disso, a busca por uma melhor qualidade de vida após esse período tem aumentado consideravelmente. Manter o idoso em um residencial que oferece atividades e proporciona a continuidade de uma vida ativa tornou-se um cuidado adicional com os familiares,” relata Pedro Moraes.

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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