fbpx

Kura Arte Apresenta a Sexta Edição da Caixa de Pandora

Projeto exibe as obras da artista Marcela Cantuária em diálogo com a coleção Ivani & Jorge Yunes

Seguindo o movimento do seu principal projeto, Caixa de Pandora, já existente desde 2018 e com cinco edições na conta, a consultoria de arte Kura Arte by Camila Yunes abre a sexta edição convidando a artista carioca Marcela Cantuária e o curador Ademar Britto com a mostra “Esperança Equilibrista”.

Em meio a um diálogo com o acervo Jorge & Ivani Yunes que inclui obras desde o século II A.C até os anos 1970, a contemporaneidade das peças da Marcela Cantuária aborda temas como a liberdade e a homenagem à mulheres da história através da apresentação de 18 telas, um biombo, seis oratórios e uma cortina site-specific.

A exposição se inicia e se encerra com o biombo de quatro partes frente-e-verso, com referências ao 2 de copas, traduzindo a harmonia nos relacionamentos. Já no verso, o Arcano XXI, O Mundo, que representa o fim de um ciclo e preparação para um novo começo, é o desfecho da viagem arquetípica iniciada pelo arcano sem número, o Louco.

Oráculo Urutu

Seguindo pelas salas do espaço, os visitantes são levados às 18 telas, parte do projeto intitulado Oráculo Urutu, realizado em parceria com o fotógrafo Pedro Garcia, onde os arquétipos derivados de músicas, poesias, artes e literaturas brasileiras são representados. A primeira pintura do oráculo que empresta o título de “Esperança Equilibrista”, desenvolvida ainda em 2019, se refere à canção “O Bêbado e o Equilibrista” composta por Aldir Blanc e João Bosco durante o período ditatorial, e que serviu de hino do fim da repreensão. Além desses, as obras trazem também outros títulos familiares da cultura brasileira, como “Meus inimigos estão no poder” de Cazuza, “Explode coração” de Gonzaguinha, “Oculta sendo voraz” de Linn da Quebrada, “Insubmissas lágrimas de mulheres” de Conceição Evaristo, e outros.

Em uma série inédita, a artista também apresenta os Oratórios- obras homenagem à diferentes mulheres ativistas que tiveram suas trajetórias interrompidas. Um dos principais destaques fica por conta da inspiração da caravela de Pedro Álvares de Cabral em 1500, que trazia um oratório em homenagem à Nossa Senhora da Esperança que foi utilizado nas primeiras missas no Brasil. A obra relembra também a esperança que foi o que restou na Caixa de Pandora após a libertação de todos os males, e o mote inicial deste projeto da Kura, que tem título inspirado no mito grego. Entre as fortes mulheres retratadas nas obras, estão as irmãs Minerva, Pátria e María Teresa Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, Cláudia Jones, Comandanta Ramona, Juana, Ramirez y Juana Raymundo, Filhas do Sol e Julietta Bastiolli, cada uma valorizada por sua história.

Universo da política

Em uma forte ligação às pesquisas sobre as lutas travadas por mulheres em todo o mundo, Marcela Cantuária desenvolve pinturas que entrelaçam imagens históricas oriundas do universo da política à representações da cultura visual contemporânea. Formada em Pintura pela Faculdades de Belas Artes, UFRJ, ela também é militante da organização nacional Brigadas Populares, onde realiza oficinas de arte.

Já Ademar Britto, curador da exposição e responsável pela ponte entre a artista e a Kura Arte, é médico cardiovascular, mestre pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro. Sua conexão com a arte se deve à sua coleção de arte contemporânea, iniciada em 2014, e a sua formação que inclui o curso Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), Node Center for Curatorial Studies (Berlim) e sua participação como aluno especial no Programa de Pós- graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

A exposição “Esperança Equilibrista” é um convite à reflexão das relações, posicionamentos e a tentativa de viver em um mundo pós-pandêmico de uma forma mais respeitosa e harmônica.

 

Confira também:

 

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Ana Leichiringue

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com