fbpx

UniSul participa de 4ª edição da Missão Amazônia

Estudantes de Medicina da UniSul realizam atendimentos para comunidades ribeirinhas na 4ª edição da Missão Amazônia

Projeto realizou cerca de 2 mil atendimentos gratuitos para as comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós, no Pará

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, participou da 4ª edição da expedição do Projeto Missão Amazônia, uma iniciativa da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária, incorporada no currículo acadêmico da UniSul e durante o período, estudantes e docentes do curso de Medicina se reúnem em uma jornada de aprendizado e humanização profissional.

Durante 10 dias, cerca de 30 alunos e 10 professores dos cursos de Medicina de quatorze instituições de Ensino Superior do Ecossistema Ânima, dentre eles estudantes da UniSul Tubarão, ficam embarcados no Navio Hospital Escola Abaré, que pertence a UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), em parceria com os Municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, realizam a ação.

O projeto é supervisionado pelo Rodrigo Dias Nunes, professor e diretor da regional Sul, responsável pelos Cursos de Medicina da UniSul – Inspiralli, que reforça a importância da expedição para todos os participantes. “Cada Missão é um desafio extremamente gratificante. É não somente uma oportunidade para a comunidade ribeirinha, que possui dificuldade ao acesso à saúde, mas também para os estudantes de Medicina atuarem em uma realidade diferente da que vivenciam em suas universidades, o que é muito enriquecedor”, explica ele.

O professor também falou sobre a importância de levar sentimento e oportunidade à sociedade. “Como instituição de ensino, nossa obrigação é capacitar bons profissionais. E a Missão Amazônia é um caminho que encontramos para ir além, e auxiliarmos no desenvolvimento de grandes seres humanos também”, relatou Nunes.

Ainda de acordo com o professor, “os alunos conseguem desenvolver na prática todo o conceito teórico que aprendem durante o curso de Medicina, e ainda oferecer atendimentos de qualidade para pessoas que precisam. Além disso, o projeto proporciona uma formação humanizada a nossos médicos, que certamente levarão essa experiência riquíssima durante toda sua trajetória profissional.”, finalizou o professor.

Foram realizados mais de dois mil atendimentos de saúde para famílias e pacientes das comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós, que possuem dificuldades de acesso para consultas médicas. Durante a missão, foram prestados atendimentos ginecológicos, pediátricos e clínicos, envolvendo amplo atendimento com todas as especialidades inclusas. Além disso, os estudantes e professores também realizaram cirurgias ambulatoriais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os estudantes selecionados para a expedição cursam os últimos anos da graduação em Medicina, e já participaram de outros projetos voluntários anteriormente. Os alunos também passam por um projeto de capacitação interna antes de iniciar os atendimentos nas comunidades, recebendo orientações gerais sobre a Missão, segurança, documentação e preparo psicológico. A iniciativa também envolve grupos de alunos de outras áreas da saúde, a fim de proporcionar a troca de experiências e aprendizado. No retorno, os estudantes participam de atividades para transmitirem aos colegas o que aprenderam com o projeto.

Ariany Dalmolin Pizzetti, aluna do 9° semestre de Medicina na UniSul no campus de Tubarão, conta como a experiência foi emocionante. “A Missão Amazônia foi uma das melhores experiências da minha vida, a sensação de saudade é imensa, me emociono só de lembrar”, diz a estudantes. “O Abaré e a Missão me transformaram em uma pessoa viva novamente, e não vejo a hora de voltar para lá e poder ajudar novamente. Acredito que sempre estarei conectada com o lugar”, ressalta.

O projeto trabalha em conjunto com o Sistema Único de Saúde do Estado do Pará, e auxilia não somente moradores da região, mas todo o sistema que acolhe e trata a população, diminuindo filas e desafogando as unidades de atendimento mais próximas.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário