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Alme começa nova jornada 100% carbono neutro

Alme soma sustentabilidade ao seu propósito de conforto

Com matérias primas de menor impacto ambiental, neutralização de carbono com apoio à preservação das florestas brasileiras em todos os produtos e numeração expandida, a marca do grupo Arezzo&Co. se torna referência no segmento.

A Alme, marca do grupo Arezzo&Co, começa uma nova jornada propondo reflexão e mudança. Referência em conforto e design dentro do grupo, Alme apresenta, no dia 08/11, sua evolução de posicionamento com a premissa de produtos com menor impacto ambiental, compensação de emissões e da circularidade. Além da expansão da grade de numeração até o número 44, para que possa ser usada por todes.

Os pilares da marca (design consciente, sustentabilidade, conforto e respeito à origem brasileira) também são refletidos nos seus pontos de venda. Recursos como o ecogranito, a taipa de pilão e o algodão reciclado foram utilizados no projeto arquitetônico das lojas, valorizando matérias primas de menor impacto ambiental. Na loja da Oscar Freire também foi instalado um bicicletário, que estimula uma forma ecoeficiente para a mobilidade urbana.

Para desenvolver a Análise de Ciclo de Vida de todos os seus produtos, Alme contratou a UpCycle, consultoria especializada em economia circular que utiliza uma metodologia internacional de padrão ISO14040 para mensurar a pegada de carbono. O resultado do estudo é a mensuração do impacto de cada par de sapatos ao longo da sua vida – medida em kg de CO2. A marca tem o compromisso com a redução do seu impacto ambiental e compensará 100% das suas emissões em projetos de preservação da floresta Amazônica. Com esses números em mãos, a Alme investe em projetos de preservação de florestas via investimento em créditos de carbono dedicados a projetos REDD+. Além de oferecer a opção carbono zero nas entregas, que serão feitas de bicicleta na cidade de São Paulo.

Alme Retorna

O compromisso de Alme vai além da venda do produto. Ela oferece para os consumidores alternativas de circularidade, como o projeto Alme Retorna, que propõe uma solução mais adequada para descartar seus sapatos que ficaram inutilizados. O sapato (de qualquer marca) pode ser enviado à loja, onde a equipe os encaminha para serem transformados em matérias para outras indústrias, podendo ser utilizadas como combustível na indústria do cimento, por exemplo. Outra iniciativa de estímulo à economia circular é o ponto de coleta oficial TROC na loja da Oscar Freire. A TROC é um brechó online, e seus clientes poderão enviar roupas para revenda nas TROC bags disponibilizadas nas duas lojas. Alme também continua com suas embalagens de carbono neutro e possuem o selo Eu Reciclo: um compromisso com a cadeia de reciclagem no Brasil.

Para finalizar, o único material de origem animal utilizado em seus produtos é a lã 100% brasileira. A lã de Alme vem do Rio Grande do Sul, oriundas de ovelhas que são criadas soltas e tratadas com carinho. A fazenda onde essas ovelhas são criadas foi visitada pela equipe e escolhida a dedo por compactuar com os ideais da marca do grupo Arezzo&Co.

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Written by: Beatriz Costa

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