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Brazilcore: entenda a trend que viralizou no exterior

O Brasil é a nova tendência mundial? Se depender das influenciadoras e das redes sociais, sim! O movimento brazilcore ou estética brasileira inundaram as redes sociais, principalmente o TikTok, com uma série de produções nas cores verde e amarelo.

Tudo começou quando várias fashionistas internacionais, como por exemplo, as modelos americanas Alex Consani e Hailey Bieber, postaram looks com as cores da bandeira brasileira. Para se ter uma ideia, a hashtag atualmente possui mais de 14 milhões de visualizações.

ANTES DE EXPLICAR A TENDÊNCIA….

Por mais que seja legal ver nossa bandeira como tendência de moda internacional, é importante refletir e olhar para dentro do país. Afinal, o Brasil possui muitas riquezas, sejam estéticas, ambientais e culturais, mas que pouco são valorizadas pelo próprio povo até o momento que o estrangeiro se apropria. No entanto, a camisa da seleção brasileira sempre foi usada pela periferia, sendo um símbolo de desejo e esperança daquela população.

A MODA VERDE AMARELO

O Brazilcore é visto em produções compostas com camisetas de futebol vintage, bonés, Havaianas, biquínis, regatas e bermudas, proporcionando praticidade e conforto. Como somos um país tropical, essas modelagens são perfeitas para nosso clima, mas sem perder o estilo.

Analistas de tendências apontam que  a semente do viral foi a coleção inspirada no futebol da Balenciaga de 2020, que trouxe de volta as camisas de time para o street style. Além disso, também coincide com a volta das referências dos anos 70 e 2000 que trazem cores vibrantes, entre elas, o verde o amarelo.

Entretanto, a moda brasileira já está de olho nessa estética há tempos. A marca carioca PIÑA, faz questão de usar cores e símbolos nacionais em suas criações. Em março deste ano, a marca apresentou sua nova coleção na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e ainda questionou ao público: “quem foi que disse que a bandeira não é nossa?” Afinal, desde 2014, se vê um movimento politico onde a bandeira do Brasil é usada de forma partidária tomado pela direita. É importante despolitizar e resinificar as cores da bandeira brasileira, até porque ela sempre pertenceu a todos os brasileiros, e não apenas a uma parte do país.

Outra marca que se inspirou na nossa bandeira, foi a Misci, que viralizou com vídeos do seu boné verde e amarelo “Mátria Brasil”, desfilado na última São Paulo Fashion Week. O acessório chegou a esgotar. Desde 2019, o designer Airon Martin busca resgatar os ícones brasileiros em seus itens.

ARTISTAS NA ONDA

Os artistas brasileiros também estão sendo vetores importantes no desafio de popularizar nossa bandeira. Nomes como o rapper Djonga e a cantora Anitta, fazem questão de trazer no peito o Brasil. Em um dos maiores shows internacionais de sua carreira, no Coachella, Anitta usou um look inteiro nas cores verde e amarelo, levando a estética brasileira mundo afora.

COPA DO MUNDO

Além de ser um ano de eleições, também é um ano de Copa do Mundo. Quem não gosta de reunir a família e os amigos para acompanhar os jogos da seleção Brasileira? Nessa hora todos vestem a mesma camisa para torcer por um único time.

Mas percebendo a polarização e a politização que acontece em torno da camisa e das cores do Brasil, a Nike e a CBF resolveram agir. De acordo com a CBF, a nova camisa oficial da Seleção para a Copa do Qatar, é a camisa que “une os brasileiros” e proibiram a customização com os nomes dos candidatos a presidente.

No entanto, o Brazilcore voltada para a Copa do Mundo ainda não existe, já que o evento acontece apenas em novembro. Como o Catar não tem um time tradicional, possivelmente o Brasil deve despontar como o preferido para conquistar o caneco.

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Written by: Tina Siqueira

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