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It Girl: o que é o conceito e como começou?

Embora o conceito de It Girls esteja cada vez mais presente nas redes sociais, sua origem é mais antiga do que parece

Se o mundo das redes sociais está sendo cada vez mais tomado pelo universo dos influenciadores digitais e das tendências sendo ditadas a partir destes, um novo fenômeno começa a surgir, principalmente nos nichos mais direcionados ao mundo da moda: as It Girls.

Em um resumo básico do conceito, It Girls são mulheres – das mais variadas idades – que conseguem criar tendências e exercer essa influência sobre outras garotas, seja no modo de vestir, nas maquiagens, penteados e até mesmo no “lifestyle”.

Por incrível que pareça, embora hoje esteja praticamente presente em todas as redes sociais, o conceito de It Girl é mais antigo do que parece. Desde a época do cinema e da ascensão de Hollywood, mesmo que ainda não tenha sido visto como é atualmente, o conceito de It Girl já era claro. Ao que tudo indica, uma das pioneiras a receber essa alcunha foi Clara Bow, em 1920, quando essas tecnologias nem existiam ainda.

Autêntica e estilosa, Clara Bow foi considerada uma das primeiras ditadoras de tendência por conta de todo magnetismo que carregava. Por isso, acabou sendo considerada dessa forma por todas as tendências que começou a ditar.

Justamente por essa capacidade de lançar tendências, as It Girls estão se tornando cada vez mais objeto de estudo para quem quer seguir cursar a faculdade de moda. Assim, a linha do tempo das It Girls foi evoluindo, seja no universo do cinema, passarelas ou revistas de moda, e cada época foi marcada por uma personalidade emblemática. Afinal, quem não se lembra do impacto de Paris Hilton nos anos 2000?

Entretanto, a partir de 2010, esse conceito se revolucionou. Com o surgimento das redes sociais e dos blogs, tendo destaque principalmente para o Instagram, as It Girls começaram a tomar esses espaços e ditar suas tendências a partir de lá, principalmente no que diz respeito ao universo de moda e beleza.

Nessa época, inclusive, o fenômeno das Kardashians surgiu. Podendo ser vistas até mesmo como sucessoras de Paris Hilton, foram uma das primeiras a tomar conta do Instagram e modernizar o conceito. Seja nas tendências de maquiagem – como na exaltação dos tons de nude – ou até mesmo no próprio lifestyle que uma das famílias mais famosas do mundo mostrava.

As mídias sociais fizeram com que influenciadoras que seguissem essa pegada começassem a explodir e bombar cada vez mais, seja no Brasil ou no mundo. No Brasil, por exemplo, a influenciadora de moda Malu Borges, assim como nomes como Lívia Nunes, são algumas das principais quando se fala de It Girls. Isso porque elas costumam ditar diversas tendências e aplicá-las em um contexto mais nacional.

Com milhões de seguidores, o poder das influenciadoras consideradas assim é cada vez mais forte. Inclusive, marcas desse universo de moda e beleza costumam procurá-las com muita frequência para fechar publicidades. Nesse sentido, a tendência para o futuro é que cada vez mais surjam influenciadoras que sejam denominadas assim e que isso se torne, ainda mais do que é hoje, um grande mercado.

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Written by: Lucas Nóbrega

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