fbpx

Luciano Pinheiro estreia na Paris Fashion Week

Luciano Pinheiro estreia na Paris Fashion Week

Em uma colaboração inédita, o designer Luciano Pinheiro revelou sua primeira peça de alta moda, criada sob encomenda para a influenciadora La Robertita, que também é a voz por trás do podcast La Conversita. La Robertita vestiu a exclusiva peça no showroom da Magda Butryn e na primeira fila dos desfiles de Georges Hobeika e Rahul Mishra. Este début na carreira do designer brasileiro também marcou a sua estreia no cenário internacional da moda. 

“As principais referências partiram das técnicas manuais e da brasilidade em sua maior expressão. La Robertita sabia exatamente o que queria: algo em palha que trouxesse o feito à mão do Brasil, utilizando fibras naturais. Isso foi fundamental para o processo criativo”, comentou o designer.

Conhecido por seu trabalho transdisciplinar, Luciano Pinheiro, que também se destaca por botar a mão na massa em todas as fases do processo, desde a modelagem, até a operação da própria máquina de costura, trouxe elementos de rigidez, volumes e sinuosidades inspirados nos movimentos orgânicos das pedras e areias, refletindo suas raízes caiçaras. 

A peça foi confeccionada com palha de buriti, uma fibra natural da palmeira típica do Maranhão, através da técnica de crochê. Este trabalho manual foi executado utilizando, entre outros elementos, peças em crochetagem elaboradas pela artesã parceira Cláudia Cristina, da Associação de Mães do Rio Grande, Maranhão. “Sou designer de acessórios, mas amo moulage e técnicas manuais e sou fascinado por peças inusitadas ou complexas, e pela busca de novas formas e uso de materiais poucos valorizados. Tive que pensar muito sobre a questão da rigidez e a forma do material, e foram algumas horas e noites de testes para pensar na estrutura. Eu tinha menos de 12 dias e uma pequena máquina de costura para propor uma ideia, testar materiais e elementos com o que tinha disponível e criar uma peça impactante que fosse a altura da incomparável força de presença de Robertita. Amei o resultado”, detalhou o designer. 

Ver sua criação usada na Paris Fashion Week foi um momento de grande orgulho para Luciano Pinheiro. “Foi um grande presente, especialmente na semana do meu aniversário. Estar em Paris com Robertita e tudo o que ela representa é um presente que todo criador busca para a vida,” disse emocionado. “É uma honra e um estímulo potente que nos impulsiona a continuar a criar e trazer design de valor à moda do Brasil para o cenário internacional.”

Luciano Pinheiro está aberto a novos desafios e criações por encomenda. “Tudo parte da sinergia entre nós, criadores, e a pessoa que irá usar a peça. Entender as referências do cliente e apresentar nosso universo de possibilidades é essencial,” explica. “Desafios alimentam a alma de todo criador e movimentam nossa criatividade a serviço da arte.”

Pinheiro também fez questão de expressar sua gratidão a toda equipe envolvida, especialmente à talentosa artesã Cláudia Cristina, da Associação de Mães do Rio Grande, do Maranhão, e a todas as maravilhosas artistas, artesãs e colaboradoras da Bahia, Ceará, Amazonas e Minas Gerais.

Sobre Luciano Pinheiro:

Luciano Pinheiro é muito mais do que um designer de moda; é um visionário apaixonado por arte, cultura e sustentabilidade. Sua marca é impulsionada por um manifesto que transcende as tendências passageiras, buscando criar conexões significativas entre as pessoas e o mundo ao seu redor. Com um compromisso firme com a excelência artesanal, a inovação e a responsabilidade ambiental, Luciano Pinheiro continua a redefinir os padrões da moda brasileira, inspirando uma nova geração de criativos e consumidores comprometidos com o estilo consciente e autêntico.

Para mais informações sobre as coleções de Luciano Pinheiro, visite www.lucianopinheirodesign.com.br.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário