fbpx

Moda sustentável e como consumir de forma consciente

Você já pensou em diminuir o consumo e aderir a uma moda sustentável? Afinal, o simples ato de vestir não só demonstra nossa personalidade, mas também pode causar impacto ambiental.

A moda é a segunda indústria mais poluente, perdendo apenas para a indústria do petróleo. Além disso, a indústria têxtil é dominada pelo poliéster. De acordo com a Rio Ethical Fashion, em 2018 foram fabricados 55,1 milhões de toneladas de poliéster. O que corresponde 51,5% da produção mundial.

Lembrando que o poliéster vem do petróleo, uma fonte de energia não renovável e poluente. Outro dado chocante, está no relatório A New Textiles Economy e publicado pela Fundação Ellen MacArthur. A cada segundo um caminhão de roupas é enviado a aterros sanitários ou à incineração.

Mas como aderir a moda sustentável e ao consumo consciente?

DIMINUA O CONSUMO

Antes de consumir leve em consideração a cadeia de produção. Desde o cultivo do algodão, a criação do tecido, o tingimento e como a água da lavagem é descartada, o transporte das vestimentas, até a entrega.

Além disso, não precisamos de 15 pares de sapatos! Muita roupa no armário atrapalha de enxergar o que você tem. Conheça bem suas peças e compre apenas quando precisar. Seu bolso e a natureza agradecem.

COMPRE ROUPAS SUSTENTÁVEIS

Na hora das compras, prefira marcas de moda sustentável. Um exemplo, é a Insecta Shoes. A marca transforma algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças usadas e resíduos têxteis, que seriam descartados, em novos produtos.

Já a Insider Store é focada em produtos básicos e essenciais. Possui um catálogo enxuto e peças tecnológicas, sustentáveis. Cada camiseta produzida economiza dois mil litros de água em relação à uma t-shirt comum.

COMPRE PEÇAS DE QUALIDADE

As roupas de melhor qualidade duram mais e você usa por muitos anos. Para compras certeiras confira na etiqueta de composição do tecido (se é de fibras naturais). Veja a costura, se a modelagem e o caimento da peça estão perfeitas.

Mas principalmente, invista em marcas que colocam a qualidade das peças em primeiro lugar. Até porque tem produtos criados de acordo com modinhas, apenas para atender as vendas. E as marcas esquecem o quanto a duração das peças é importante.

NÃO DEIXE ROUPA PARADA NO ARMÁRIO

As roupas que estão paradas no armário merecem outra chance. Se tem algum defeito, verifique se tem solução. Às vezes só precisa de levar a costureira.

Caso a roupa não serve mais, doe para uma instituição. Por isso, a peça precisa estar em bom estado.

Você também pode colocar a venda. Em plataformas online como a Enjoei, você monta sua loja e faz um dinheiro extra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por enjoei (@enjoei)

Por fim, promova encontros entre amigas para trocar as peças paradas. Além de ganhar uma roupa ‘nova’, vocês se divertem!

FREQUENTE UM BRECHÓ

Fazer compras no brechó gera inúmeros benefícios ao meio ambiente. Adquirir roupas de segunda mão evita o uso de recursos naturais para fabricação de novos itens. Além disso, aumenta o ciclo de vida de uma peça e diminui a produção frenética de novas roupas.

O brechó ainda tem roupas de qualidade com preço mais acessível do que em lojas tradicionais. Sem contar que dificilmente se encontra peças repetidas.

Então leve para casa uma roupa única e cheia de histórias. Nossa sugestão é a Reuse e a Ineed Brechó.

ALUGUE ROUPAS E ACESSÓRIOS

O aluguel de roupas também é uma moda sustentável. Alugue aquelas peças que não fazem parte da vida cotidiana, como vestidos de festas, fantasias de carnaval ou halloween.

Entretanto, você pode alugar roupas para seu dia a dia. A Weuse oferece um plano de assinatura com 16 peças por mês. O pacote custa apenas R$ 89,90.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Weuse (@weusebr)

CUIDE DAS SUAS ROUPAS

Sabia que lavar a roupa com todo cuidado faz com que ela dure mais? Siga as recomendações:

  • Use as peças por mais vezes antes de lavar;
  • Evite a lavagem a seco, já que possui produtos químicos que prejudicam o meio ambiente;
  • Utilize água fria. A água quente pode prejudicar os tecidos;
  • Não use secadora. Seque a sombra, já que o sol pode danificar as peças.

Além disso, é importante guardar a roupa de maneira adequada. Ao pendurar no cabide roupas como malha ou tricô, elas ficam deformadas já que esticam com o próprio peso. Por isso, dobre as peças e guarde na gaveta. Veja essa dica maravilhosa do que deve ou não ir para o cabide.

Espero que vocês aproveitem ao máximo nossas dicas!

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário