NEWSLETTER
Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Julia Soares e Lorrane Oliveira realizaram nesta terça-feira (30) um feito histórico. A Seleção de Ginástica Artística do Brasil conquistou a medalha de bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024. As meninas vibraram muito. Afinal, foram treinos e mais treinos e histórias até chegar no pódio. Uma das histórias incríveis é de Jade Barbosa, que integra a equipe desde 2007. É ela que desenha os icônicos collants da Seleção de Ginástica Artística.
Os collants usados nas apresentações até agora impressionam não apenas pelo brilho e pelas cores que remetem a bandeira do Brasil, mas também pelos detalhes sofisticados e acabamento de alta qualidade. As roupas desenhadas por Jade garantem liberdade de movimentos e a expressão artística que a ginástica exige.
Jade Barbosa já exibiu suas criações em outras competições como, por exemplo, os Campeonatos Mundiais de 2022 e 2023 e nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, quando Rebeca Andrade conquistou duas medalhas. Seus trajes são uma verdadeira inovação em termos de tecnologia de tecidos e aerodinâmica, projetados para suportar o alto nível de esforço físico ao mesmo tempo em que valorizam a estética.
A Confederação Brasileira de Ginástica compartilhou, no final do ano passado, um vídeo no TikTok mostrando alguns modelos desenvolvidos por Jade. “Três medalhas em Campeonatos Mundiais no currículo e designer de collant nas horas vagas!”, brincou a atleta na legenda do post.
No entanto, o lado “designer de collants” de Jade Barbosa começou ainda na juventude. César Barbosa, pai de Jade, era o responsável por desenvolver os collants da Seleção. Os dois tem uma empresa de roupas de ginástica e assim, Jade foi participando naturalmente da personalização dos looks das atletas.
Em 2022, Jade assumiu a criação dos collants. Antes de fabricar os collants, a atleta sempre compartilha suas ideias de design com as companheiras da Seleção de Ginástica Artística.
De acordo com Jade, antes não havia investimento para collants diferentes. Hoje ela se sente realizada por fazer criações com referências de moda, com inspirações de modelos antigos da própria equipe brasileira e também de delegações estrangeiras. Afinal, o apoio financeiro e estrutural tem sido cruciais para permitir a experimentação e a evolução constante dos desenhos de Jade, ampliando as opções de trajes funcionais e elegantes para as ginastas brasileiras.
Jade Barbosa fundou junto com o pai a empresa Vnv Sport. A marca fabrica roupas de ginástica como, por exemplo, tops, camisetas, bermudas e leggings. A sede do negócio fica na cidade do Rio de Janeiro.
Acompanhar Jade trabalhando na moda esportiva é entender que ela está transformando o mundo da ginástica artística. Não é apenas a história de uma atleta bem-sucedida, mas também de uma empreendedora que está contribuindo para o futuro do design de roupas de ginástica no Brasil e que tem tudo para ir além.
Os códigos de estilo Kamala Harris
Olimpíadas de Paris: os uniformes que prometem roubar a cena
Amarelo manteiga: 6 looks incríveis com a cor tendência de 2024
NEWSLETTER