fbpx

Por que as luvas de ópera são a grande tendência de 2022?

Desde o inicio do ano as luvas de ópera estão em alta tendência. O acessório, que marcou o vestuário do século XIX, está vivendo um retorno triunfante. Afinal, a moda tem integrado a luva a indumentária contemporânea. Além disso, o acessório está nos looks de celebridades e de influenciadores, seja em eventos de gala ou em redes sociais.

Apesar disso, o estilo tem gerado uma certa polêmica. Vem entender esse retorno:

A HISTÓRIA

As luvas são associadas à aristocracia e as mais altas camadas da sociedade. No entanto, as luvas de ópera possuem um comprimento longo e mais ajustado aos braços. No século XIX o acessório era indispensável em concertos do século XIX, sempre acompanhado de um vestido elegante e formal.

MET GALA

No Met Gala 2022, realizado em 2 de maio em Nova York, foram vistos as longas e poderosas luvas de ópera. Blake Lively, Julianne Moore e a brasileira Caroline Trentini, por exemplo, apostaram no modelo. Mas o acessório também participou de looks de outros eventos do ano, como o Oscar e o Bafta.  

PASSARELAS

Além disso, as grifes internacionais tem apostado nas luvas. Nas coleções da Valentino prêt-à-porter e de alta costura, as luvas foram um dos destaques dos desfiles. Assim, como nas passarelas da Bottega Veneta, Fendi e Moschino.

No entanto, a Dior preferiu criar uma luva com aspectos esportivos. A Gucci também foi junto. Em sua colaboração com a Adidas, a grife trouxe as luvas de goleiro para o desfile.

NAS SÉRIES

Nos figurinos nas séries mais badaladas, só dá as luvas de ópera. E não está só em séries de época como Bridgerton, mas também em histórias atuais. Seja nos looks de Carrie Bradshaw em And Just Like ThatEuphoria e Inventando Anna, as luvas estão divando.

REDES SOCIAIS

Os jovens da geração Z  não param de criar conteúdos com as luvas. Em seu habitat virtual favorito, o Tik Tok, eles produzem diferentes looks com o acessório. Além disso, é comum vê-los em tutoriais onde ensinam a fazer luvas. A sugestão é improvisar com uma meia-calça e até uma camiseta.

POR QUE ELAS ESTÃO EM ALTA?

Mas como explicar o fenômeno? Existem dois fatores que influenciam o retorno das luvas de ópera. Ambos estão ligados à pandemia do COVID-19.

Em tempos de crise de saúde, econômica e nas guerras, a moda sempre responde de forma direta. Assim, ela resgata as tendências femininas, de aspecto mais glamouroso da indústria, sendo uma das primeiras a se adaptar ao momento. Após a segunda Guerra Mundial, por exemplo, surgiu o New Look Dior e o resgate da elegância. Então a moda busca uma sofisticação ao resgatar as luvas, principalmente agora que retornamos a rotina de antes da pandemia.

A segunda explicação está ligada ao medo da contaminação, que gerou uma maior necessidade de proteção e de higiene. Por isso, as grifes de luxo criaram as suas versões de luvas de ópera.

O estilo é lindo, mas para um clima adequado como no inverno e no momento certo. E você, adere ou passa a tendência?

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com