NEWSLETTER
A indústria da moda não para. Ao redor do mundo são criadas diversas roupas, de diferentes marcas e propósitos. Mas é nas passarelas das semanas de moda que encontramos as principais tendências. Assim, jornalistas, fotógrafos, influenciadores e profissionais da moda se reúnem nas maiores capitais internacionais para conferir de perto as coleções das grifes.
O calendário se divide em Alta Costura, Prêt-à-porter e Resort. À primeira vista, parece tudo distante, mas se você deseja trabalhar com a moda ou ama conhecer as tendências, é importante compreender o que acontece nas semanas de moda.
Por isso, que tal descobrir as diferenças entre a Alta costura, o Prêt-à-porter e também do Resort?
A semana de Alta Costura é aquela que abre o calendário internacional. Paris é o cenário, com três a quatro dias de desfiles, divididos em dois eventos anuais.
Para participar é necessário seguir algumas regras. As marcas são revisadas e aprovadas anualmente pela Federação de Alta Costura e da Moda. Além disso, cada coleção precisa ter o aval da instituição e apresentar no mínimo 35 looks.
As coleções são exclusivas, feitas à mão e sob encomenda. Por isso, as peças de Alta Costura estão no tapete vermelho, como por exemplo, o Oscar e o Grammy. Os modelos ainda podem ir para consumidoras exclusivas.
Na semana passada, as grifes Schiaparelli, Fendi Couture, Chanel, Balenciaga e Jean Paul Gaultier, entre outras, desfilaram suas coleções de Alta Costura.
Os desfiles de Prêt-à-porter ou pronto-para-vestir, são realizados nas maiores capitais da moda: Nova York, Londres, Milão e Paris. As coleções são produzidas em séries, com uma grande variedade de modelos e uma grade de tamanhos ampla. São nesses desfiles que surgem a maioria das tendências, peças que encontramos nas ruas e nas vitrines das lojas.
No total, os eventos acontecem duas vezes por ano, com coleções de outono/inverno e primavera/verão. No entanto, algumas marcas não seguem mais esse molde. Elas preferem apresentar suas coleções em datas individuais, com objetivo de desacelerar o consumo.
As semanas de moda masculina e nosso São Paulo Fashion Week também são considerados prêt-à-porter. Aliás, a temporada internacional de primavera/verão terá inicio dia 9 de setembro em Nova York.
A semana de Resort é focada no verão, com peças mais frescas e itens de moda praia. O calendário é mais flexível do que de outras semanas de moda, mas não são todas as marcas que apresentam suas coleções.
Os desfiles acontecem no meio do ano, um pouco antes do verão do hemisfério norte. Geralmente a marca escolhe um lugar bem charmoso e convida personalidades para o evento. Entretanto, algumas marcas preferem algo mais simples e utilizam um lookbook ou um fashion film para apresentar as novas peças.
Aqui adoramos descobrir as tendências do Prêt-à-porter. E vocês?
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER