fbpx

Festival do Rio 2021

Com a vacinação em dia, o estival de cinema internacional do Rio de Janeiro volta a acontecer de forma presencial. A edição 2021 do Festival do Rio 2021 acontece até domingo, dia 19/12, em vários pontos da cidade.

A edição está um pouco mais compacta, porém oferecendo a mesma qualidade e como sempre, presenteando os cinéfilos de plantão. Com vários filmes indicados ao Oscar, o evento estreou com inédito no país: “Madres Paralelas” de Almodóvar, filme que presentou Penélope Cruz com o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza. É possível assistir também o vencedor da Palma de Ouro, de Cannes, “Titane”, de Julia Ducournau.

Filmes cotados para o Oscar

  • “Madres Paralelas”, de Pedro Almodóvar com melhor filme estrangeiro;
  • “Belfast”, de Kenneth Branagh com melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Dornan e Ciarán Hinds), melhor atriz coadjuvante (Balfe), melhor roteiro original e melhor canção original (“Down to Joy”, de Van Morrison);
  • “Bergerac”, de Joe Wright com melhor ator (Peter Dinklage);
  • “Titane”, de Julia Ducournau com melhor filme estrangeiro;
  • “Um Herói”, de Asghar Farhadi com melhor filme estrangeiro;
  • “Drive My Car”, de Ryusuke Hamaguchi com melhor filme estrangeiro;
  • “Compartment N. 6”, de Juho Kuosmanen com melhor filme estrangeiro.

Também é possível assistir o novo filme de Apichatpong que recebeu o Prêmio do Júri por “Memoria” na edição francesa do evento e os vencedores do Grand Prix “Um Herói”, de Asghar Farhadi, e “Compartment Number 6”, de Juho Kuosmanen; “A Fratura”, de Catherine Corsini (Queer Palm).

Da edição berlinense, temos o Urso de Ouro: “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental”, de Radu Jude e o Urso de Prata: “A Mulher que Fugiu” (Direção) e “Encontros” (Roteiro), ambos do Hong Sang-soo.

E muitos brasileiros! Em entrevista, a diretora do evento, Ilda Santiago, disse: “A seleção deste ano mostra um cinema brasileiro forte, pleno de reflexão e, apesar das batalhas diárias, pronto para resgatar um lugar junto ao público”. São 71 títulos, entre eles produções aguardadas como “Alemão 2”, “Eduardo e Mônica”, “Marinheiro das Montanhas” e “Medida Provisória”, este último, é dirigido pelo ator Lázaro Ramos, está estreando no Brasil após dois anos acumulando boas críticas internacionais.

Confira a programação completa do evento: https://festivaldorio.s3.amazonaws.com/2021/revista-programacao-festivaldorio-2021.pdf

As sessões da Première Brasil no Cinépolis Lagoon terão acesso gratuito para o público, de forma limitada, eles são liberados por ordem de preenchimento, no link: http://www.festivaldorio.com.br/br/programacao/ingressos-gratuitos

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Laís Dias

Deixe um comentário