NEWSLETTER
Hora da Leitura abre calendário de 2023 com série de palestras para gestores públicos
Atividades acontecem nas cidades de Abaetetuba e Cametá no Pará, assim com em Imperatriz no Maranhão 27, 29 e 31 de março
Março de 2023, Rio de Janeiro – O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD), que promove ações de incentivo à leitura e escrita, realiza série de workshops motivacionais para gestores públicos através do projeto Hora da Leitura/Sala de Leitura. A atividade abre o calendário de ações em 2023 nas cidades de Abaetetuba e Cametá no Pará, assim como em Imperatriz no Maranhão. As mesmas que, nos próximos meses, vão receber ao todo 12 bibliotecas comunitárias do projeto.
Durante os workshops será apresentado às equipes das Secretarias de Educação, gestores, pedagogos e professores as iniciativas das atividades a serem desenvolvidas em conjunto com as secretarias de educação e o cronograma de execução do projeto, visto que os municípios de Imperatriz, Cametá e Abaetetuba são os primeiros contemplados a receber as implantações de Salas de Leitura ao longo deste ano. O objetivo principal é divulgar as ações do IOD e as atividades do projeto Hora da Leitura, além de reforçar a importância desta atividade sociocultural e educativa na integração e no fortalecimento do binômio escola-comunidade.
Tudo começou com o legado de Wanda Oldemburg, professora, pedagoga e gestora de escola pública que realizava ações culturais e de incentivo à leitura na comunidade. A carência de cultura e lazer em regiões de vulnerabilidade sempre foi o foco das atividades de Wanda. Visionária, realizava eventos no colégio em que trabalhava até transformar a biblioteca e os livros em instrumentos de interação, o que deu origem ao Instituto Oldemburg e ao projeto Sala de Leitura, que acaba de completar 20 anos.
Até o final de 2023 soma-se mais de 900 bibliotecas comunitárias, com mais de de 900 mil livros não didáticos de literatura brasileira e estrangeira, infantojuvenil, entre outros assuntos, em 500 instituições públicas, hospitais, presídios e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em 24 estados brasileiros, e a capacitação de 400 Agentes de Leitura.
O projeto Hora da leitura é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura, patrocinado pelas empresas ITPAC Abaetetuba | AFya (município de Abaetetuba, PA), ITPAC Cametá | Afya (município de Cametá, PA) e Peróxidos do Brasil (município de Imperatriz, MA) com realização do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER