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Importância do Customer-Centricity para os Negócios

Importância do Customer-Centricity para os Negócios

Por Filipi Vechim, é um executivo com duas décadas de experiência no setor financeiro, atualmente como Superintendente de Negócios no Travelex Bank, maior banco de câmbio do mundo.

Nos últimos anos, uma máxima tem se tornado cada vez mais predominante no mundo dos negócios, o cliente está no centro de tudo. Sob a denominação de customer-centricity, essa abordagem reconhece a importância fundamental do cliente para o sucesso de uma organização. Analisar essa filosofia não apenas revela sua importância, mas também destaca como ela impulsiona a expansão estratégica dos negócios.

Pesquisa conduzida pela Deloitte constatou que aproximadamente 62% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas que oferecem uma excelente experiência do cliente. Isso enfatiza a correlação direta entre a satisfação do cliente e o sucesso financeiro de uma empresa. Portanto, investir em estratégias de customer-centricity não só promove a fidelidade do cliente, como também gera um aumento significativo nas receitas.

Outro estudo, realizado pela McKinsey, demonstrou que empresas que adotam uma abordagem centrada no cliente, têm 60% mais chances de ter lucros superiores à média de seus concorrentes. Esse dado também ressalta a importância do customer-centricity nos resultados financeiros de uma empresa. A capacidade de antecipar e satisfazer as necessidades do cliente, aumenta a participação de mercado e impulsiona a rentabilidade a longo prazo.

Outro aspecto importante a se levar em consideração é a relação entre a experiência do cliente e a reputação da marca. Relatório produzido pela PwC constatou que 65% dos consumidores recomendam uma empresa devido a uma excelente experiência do cliente. Não é à toa que um cliente Apple, por exemplo, dificilmente usará produtos da concorrência. Essa disseminação orgânica do “boca a boca” positiva atrai novos clientes e fortalece a imagem da marca e sua posição no mercado.

O que os dados e pesquisas evidenciam é a importância do customer-centricity para a expansão dos negócios. Ao priorizar a experiência e satisfação do cliente em todas as etapas, as empresas garantem sua relevância no mercado, constroem bases sólidas de clientes e otimizam o crescimento sustentável e lucrativo.

Priorizar a experiência do cliente não é apenas uma tendência, mas uma realidade que norteia o comportamento das empresas. Ignorá-la implica no risco de perder competitividade e relevância no mercado. A relação entre a experiência do cliente e a reputação da marca é indissociável.

Sobre Filipi Vechim
Filipi Vechim é um executivo com duas décadas de experiência no setor financeiro, atualmente como Superintendente de Negócios no Travelex Bank, maior banco de câmbio do mundo. Sua expertise abrange áreas como operações, qualidade/atendimento e negócios. Ao longo de sua trajetória, o executivo ocupou posições de destaque em grandes corporações, como banco Itaú, onde liderou equipes nas áreas de operações, qualidade, atendimento e desenvolvimento de negócios digitais, com entregas consistentes que o levaram à cadeira de sócio do banco Itau, eleito pelo comitê do banco de varejo. Graduado em Administração de Empresas pelo IPEP, Vechim complementou sua formação com uma pós-graduação em Banking e Mercado Financeiro pela universidade Mackenzie e um MBA pela FGV em Marketing Digital. É certificado em Inovação no Relacionamento e Fidelização Sustentável de Clientes pela FGV e CX (customer experience) pelo INSPER. No mercado financeiro, possui certificações como CEA (Anbima) e ABT2 (Abracam) para Diretores e Gestores. Filipi Vechim acumula ao longo da carreira, um extenso currículo de especializações internacionais, tais como Instituto Kaplan Washington DC – General and Business English (Inglês Geral e para Negócios), University of California Irvine – Business and Management For International Professionals (Negócios e Gestão para Profissionais Internacionais) e Ohio University – Coaching and Leadership Certification (Certificação de Coaching e Liderança), entre outros.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/filipi-vechim-amador-cea-abt2-2b182a38/

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Written by: Lucas Nóbrega

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