NEWSLETTER
The Body Shop: jovens ganham experiência como lojistas e fazem workshops de capacitação
Após uma parceria de sucesso em 2020, a The Body Shop e o Instituto Plano de Menina deram início em outubro de 2021 a uma nova fase do projeto “Dona do Meu Mundo”, do qual a marca se tornou madrinha. Com workshops com jornadas digitais para meninas negras que vivem em periferias abordando temas como intraempreendedorismo, oratória, liderança e autoestima, a iniciativa já está em sua fase final.
Em 2020, o projeto iniciou com as jornadas de workshop para meninas em situação de vulnerabilidade social e logo foi expandido com o engajamento do time interno da marca. Essa forte adesão fez com que o projeto fosse ampliado para uma contratação no período extra Natal, totalizando 11 meninas contratadas. Agora em 2021, o processo mudou e passou a ser incorporado pelo time de RH da The Body Shop, que já começou com o propósito de contratação para vagas temporárias e capacitação de 30 meninas. “Celebramos as conquistas que tivemos com a parceria com o Instituto Plano de Menina em 2020, que foi combustível para avançarmos o projeto de forma ainda mais potente neste ano. A The Body Shop, como marca feminista e que luta por um mundo mais justo e mais bonito, encontra neste projeto mais um caminho para impactar positivamente a vida de meninas e mulheres”, diz Debora Gentil, gerente de marketing da The Body Shop Brasil.
Após o processo seletivo, as meninas foram contratadas e toda sua experiência nos workshops já eram contabilizadas como carga horária de trabalho. Assim, elas deram início duas etapas de aulas: a “Toda Menina tem um Plano”, focada em proposta de trabalho, comportamento, imagem e carreira e a “Menina Especialista”, uma imersão no universo The Body Shop com desenvolvimento técnico no segmento do varejo, dia a dia em loja e conhecimento em todo portfólio da marca.
A participante Karina, de 22 anos, planeja se tornar uma mulher de grande sucesso e ajudar outras pessoas a se reconectarem com sua essência. “Esse projeto tem me ensinado muito disso, a ser uma mulher mais independente. Estou tendo a oportunidade de ter workshops com mulheres maravilhosas e inspiradoras e eu tenho total certeza que já está fazendo diferença na minha vida profissional e pessoal também” contou ela.
“Liderar a jornada ‘Menina Especialista’ foi uma experiência de muito aprendizado e transformação, não só para as meninas do Plano de Menina mas para todos nós que fizemos parte deste processo de capacitação. Tivemos a oportunidade de nos inspirar em cada uma de suas histórias, e reforçar nossa crença de que trajetórias plurais agregam para a construção de um negócio melhor e de um futuro melhor. É por esse propósito que trabalhamos: empoderar cada vez mais meninas e mulheres do Brasil.”, explica Cristiane Santana, líder de treinamento e capacitação. Cristiane começou sua trajetória na The Body Shop como gerente de loja e hoje atua no time de marketing da marca.
Atualmente, o projeto já introduziu as meninas ao mercado de trabalho, em que elas atuam full time nessa rotina, na área varejo pelos períodos de Black Friday e Natal. O Dona do Meu Mundo busca transformar pessoas para também transformar o mundo, através de uma cultura inclusiva que traz representatividade para as lideranças femininas.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER