fbpx

Polos Hub promove oficinas para celebrar Dia das Crianças

Polos Hub promove oficinas para celebrar Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, o projeto Polos Hub, iniciativa de intercâmbio cultural museológico do Oi Futuro e da Coeficiente Artístico, promove Estação Educativa infantil. Nos dias 7, 8, 12 e 14 de outubro, o Térreo do Futuros – Arte e Tecnologia oferece quatro oficinas interativas para a criançada.

Visando explorar a expressão artística das crianças, as atividades propostas vão desde a pintura, a colagem e a criação de materiais. No dia 7, a artista plástica Andressa Cristina traz a proposta de “Colagem Analógica”, baseado na técnica de utilização de revistas e jornais velhos. No dia 8, acontece a oficina de “Aquarela Natural”, a qual consiste em uma experimentação de pintura com pigmentos naturais e atóxicos;

Para complementar a agenda, no dia 12 as crianças podem participar da “Oficina de Brinquedos”, inspirado na lógica “faça você mesmo” e, para encerrar a programação, no dia 14 ocorre a “Oficina de Cadernos”, a qual convida o público a produzir seus próprios caderninhos.

Todas as oficinas promovidas pela Estação Educativa enaltecem a disseminação do conhecimento por meio de técnicas sustentáveis e de fácil replicação, além do forte impacto comunicacional. Com classificação livre, exceto a oficina de “Colagem Analógica”, na qual a classificação etária é de 5 anos, as atividades estão sujeitas a lotação, com disponibilidade para 15 pessoas, salvo a atividade “Oficina de Brinquedos”, com limite enquanto estiver o material disponível para a realização.

Programação:

07/10: Oficina de Colagem Analógica

Limite de Participantes: 15

Faixa etária: A partir dos 5 anos

08/10: Oficina de Aquarela Natural – Experimentos

Limite de Participantes: 15

Faixa etária: Livre para todas as idades

12/10: Oficina de Brinquedos

Limite de participantes: enquanto tiver material disponível

Faixa etária: Livre

14/10: Oficina de Cadernos

Limite de Participantes: 15

Faixa etária: livre

Mais sobre Andressa Cristina ou Acrisx – Oficina de Colagem Analógica (07 de outubro)

É artista visual da baixada fluminense e arte-educadora. Com a sua produção artística voltada ao tema do afro-surrealismo, Acrisx desenvolve técnicas de colagens e acrílicas para dar destaque a figura negra no campo artístico fluminense. Graduanda em Produção Cultural no IFRJ de Nilópolis, Acrisx também é integrante do coletivo PET (Conexões de Saberes) pelo instituto, e o ARLA (Artistas Latino-Americanes), um coletivo interestadual de artistas visuais, tendo ambos o intuito de fomentar a produção cultural em âmbitos regionais e nacionais.

Link para portfólio online: https://msha.ke/acrisx.art
Link para Instagram: https://www.instagram.com/acrisx_/
Sobre o Polos Hub

O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM, localizado no Futuros – Arte e Tecnologia, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Futuro e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

https://www.instagram.com/poloshubprojeto/ | https://poloshub.com/

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário