NEWSLETTER
‘Trend Companion’ ganha versão em português
Ferramenta da Trend Micro protege empresas de riscos cibernéticos através de IA Generativa
O primeiro assistente de IA generativa de cibersegurança acaba de ganhar versão em português. Trend Vision One™ – Companion, da Trend Micro, líder global de segurança cibernética, foi projetado para auxiliar os analistas e simplificar os fluxos de trabalho.
“O lançamento é um marco crucial pois ao superar a barreira do idioma o assistente de IA Generativa democratiza o acesso a ferramentas avançadas de cibersegurança, abrindo portas para talentos emergentes que antes poderiam ter sido excluídos por não falarem inglês ou espanhol”, destaca Juan Pablo Castro, diretor de Estratégia e Tecnologia de Cibersegurança da Trend Micro.
‘Trend Companion’ reduz pela metade o tempo gasto pelos analistas em avaliações manuais de riscos e investigações de ameaças graças à sua interface de linguagem simples que explica e contextualiza alertas, realiza triagem com recomendação de ações, além de decodificar e explicar scripts complexos, ajudando os analistas nas consultas mais sofisticadas.
Embora a IA apresente grandes promessas aos consumidores, ela também proporcionou aos cibercriminosos a oportunidade de realizar golpes e fraudes de forma mais eficaz por meio de táticas de phishing difíceis de detectar e do uso de deepfake (sons, imagens e vídeos digitais que simulam a realidade).
Em estudo recente realizado pela Trend Micro, quase 72% dos entrevistados expressaram empolgação com o potencial da IA para melhoria da qualidade da tarefa e descoberta de novas oportunidades, mas quase 65% disseram que se preocupam com o papel da IA na disseminação de desinformação, enquanto 58% estão apreensivos com o uso indevido de suas imagens pela IA. Além desses potenciais abusos de IA, existem outras possíveis vulnerabilidades dos próprios aplicativos de IA que, sem proteção, podem resultar no mal direcionamento dos consumidores ou exposição acidental de dados privados.
“A IA generativa representa uma mudança de infraestrutura que exige que usemos nossa longa história de compreensão das ameaças digitais para enfrentar o momento e desenvolver soluções inovadoras. Nosso objetivo é garantir que todos os usuários, desde consumidores individuais até as maiores organizações do mundo, possam aproveitar todo o potencial da IA com segurança e confiança”, disse Eva Chen, cofundadora e CEO da Trend Micro.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER