fbpx

Bafo de Onça? Veja o Que o Mau Hálito e Os Odores Corporais Tem em Comum.

Já pensou que bom seria se ficássemos com aquele cheirinho gostoso de bebê para sempre? Mas não é bem assim que acontece. Com o tempo e diversos fatores, esse nosso cheiro vai mudando e há partes do corpo que ficam com odores característicos considerados normais, mas também há cheiros que podem ser sinal de que você pode estar com algum problema de saúde e precisa de ajuda especializada.

Mau hálito, chulé com cheiro forte, suor com odor fétido, gases com cheiro de podre, urina com odor forte. Por acaso você convive com pessoas que cheiram mal, mesmo que aparentemente tenham uma boa higiene? Isso indica que essa pessoa pode estar inflamada. As excreções de uma pessoa dizem muito sobre seu grau de inflamação e consequentemente sobre a sua saúde. Por exemplo: o suor não tem cheiro. O cheiro é provocado por bactérias da sua pele.

Quando há um desequilíbrio das bactérias que vivem em nossa pele, essas bactérias liberam substâncias que deixam o suor com um odor desagradável. “Sabia quando você abre a boca a Antenada sente seu cheiro de longe? Mas não se assuste, isso não é ruim. Faz parte do diagnóstico. E posso te ajudar e orientar. Sabia que a boca também tem cheiros característicos. Cheiro de acetona, cocô, saliva, problemas de gengiva, pus. A Antenada sente e te explica o porquê. Qualquer cheiro diferente deve ser diagnosticado.” esclarece a cirurgiã dentista e especialista em halitose Dra. Bruna Conde.

Como é possível quando o mau hálito de origem bucal se assemelha a cheiro de fezes? “O mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva). Isso se dá quando se tem tecidos bucais em putrefação, somado ao acúmulo de bactérias capazes de gerar esses gases malcheirosos.” explica a Dentista Antenada especialista em periodontia. Além disso, a doença periodontal, muitas vezes é capaz de aumentar a quantidade de nutrientes que essas bactérias precisam para alterar o equilíbrio bucal.

Não há porque entrar em constrangimento em falar sobre esse assunto, é importante lembrar, que qualquer pessoa pode ter esse tipo de odor. Às vezes podemos achar que esses cheiros fortes podem ser normais, mas sabia que esses cheiros na verdade podem ser sinais que você é uma pessoa com alguma inflamação e tem algum tipo de problema de saúde.

“Outra coisa interessante comentada com os pacientes de hálito, é que ás vezes eles falam: acho que tenho mau hálito, porque eu vejo sinais de pessoas se afastando de mim, não querendo conversar perto.” comenta a Dentista Atenada. “Pode sim ser seu hálito, mas será também que pode ser o seu cheiro corporal? Ou porque a pessoa não gosta de você, ou porque agora nesse período de pandemia, as pessoas não querem ficar muito perto uma das outras? E aí a pessoa fica “encucada” achando que é o hálito e pode ser outro tipo de problema.” Completa a Dra. Bruna.

A Dra. Bruna Conde ressalta que toda vez que você sentir um odor desagadável no seu corpo, no caso das mulheres por exemplo, corrimentos fortes, cheiro vaginal ou que venha de qualquer parte do corpo que você não sentia antes e começou a sentir, ou que alguém te falou a respeito.
É muito importante buscar ir atrás para cuidar disso, esses tipos de problemas tem tratamento, ter profissionais que você se sinta a vontade para contar pode ajudar muito.

“Eu sei qual é a minha área de atuação, e se eu não estiver atuando nessa área eu sei pra quem indicar meu paciente. É aí meu paciente se sente acolhido, sente que realmente a queixa dele foi solucionada.” relata a Dra. Bruna.

A Dentista Antenada alerta para você começar a fazer o check up de seus cheiros, se atente se você possui alguma alteração diferente de cheiro, e se tiver não sinta receio de procurar ajuda profissional e cuidar da sua saúde.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário