NEWSLETTER
Conheça seis medidas para combater o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce
Nutróloga explica porque o estresse em excesso pode levar ao envelhecimento das células e como evitarEm uma era na qual homens e mulheres correm contra o tempo para retardar o envelhecimento a todo o custo, um vilão silencioso pode passar despercebido. Falamos do estresse oxidativo, caracterizado pela produção exagerada de radicais livres, que o nosso sistema antioxidante não consegue combater com eficiência, intensificando o processo de envelhecimento precoce do organismo humano.
“Os radicais livres são produzidos e metabolizados naturalmente pelo organismo, mas quando em excesso, podem gerar mutações nas funções celulares, que aceleram o envelhecimento, causando alterações que vão muito além da estética, das manchas e marcas de expressão na pele, levando a um maior esgotamento físico e mental, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, memória, produtividade e menor disposição, afetando até a libido”, explica a nutróloga e especialista em Medicina Integrativa, Dra. Esthela Oliveira.
De acordo com a especialista, a exposição à poluição, aos raios UVA e UVB, assim como hábitos de vida ruins, como fumar e beber excessivamente, estar constantemente sob estresse e se alimentar de forma desequilibrada, não dormir um sono reparador, podem promover a produção exagerada de radicais livres. “A alimentação nestes casos é um fator importante, já que o alto consumo de carboidratos pode estimular a produção dessas substâncias no organismo, como um mecanismo de defasa natural, que por fim leva ao estresse oxidativo”, ressalta Esthela Oliveira.
Para auxiliar o sistema antioxidante a lidar com esses radicais livres, a nutróloga listou cinco medidas indispensáveis. Confira:
“No quesito beleza, colegas dermatologistas indicam apostar em produtos compostos por Vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol, ativos que possuem efeito antioxidante e anti-idade, além de não abrir mão de um bom protetor solar, mesmo em dias nublados ou dentro de ambientes fechados”, conclui a especialista em Medicina Integrativa.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER