fbpx

Dia da Saúde e Nutrição reforça como é importante manter hábitos alimentares saudáveis

Dia da Saúde e Nutrição: Especialista mostra como é importante manter um cardápio balanceado e sem a presença de comidas processadas

O Dia da Saúde e Nutrição, celebrado anualmente no Brasil em 31 de março, faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e objetiva conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Quando saudável, ela entrega nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, e com isso, eleva a expectativa e a qualidade de vida.

A confirmação desta estimativa foi divulgada recentemente por especialistas noruegueses. De acordo com eles é possível fazer uma estimativa de quanto tempo de vida deixaria de ser perdido caso as pessoas substituíssem o padrão alimentar tipicamente ocidental (rico em carne vermelha, açúcares e alimentos processados) por uma dieta à base de leguminosas e grãos integrais. A conclusão do estudo mostra que um jovem de 20 anos nos Estados Unidos pode aumentar a expectativa de vida em 13 anos com a mudança do cardápio. Já as mulheres teriam um acréscimo de 10,7 anos. Em relação aos idosos, os resultados mostraram um aumento de 3,4 anos na expectativa de vida para aqueles com mais de 80 anos tanto para homens, como mulheres.

De acordo com a nutricionista e professora da Faculdade Anhanguera, dra. Fernanda Maniero Banevicius, a recomendação é aumentar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Ela aconselha também a reduzir da alimentação os produtos com adição excessivas de açúcar, sódio e gorduras. Para a docente, os itens mais recomendados são: arroz, feijão, lentilha, grão de bico, milho, frutas em geral e vegetais como tomate, batata e aipim. Ou seja, todos aqueles que podem ir do campo à mesa, sem a necessidade de alimentos ultra processados. A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes. Além disso, precisamos hidratar o corpo e tomar a quantidade de água recomendada para nosso organismo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também faz um alerta, destacando que os alimentos industrializados contribuem para o aumento dos casos de câncer, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas.

Veja algumas dicas para melhorar a alimentação:

  • – Montar um planejamento alimentar semanal com as refeições e incluir opções mais saudáveis;
  • – Fazer atividades físicas com frequência e sob orientação médica;
  • – Procurar sempre orientações nutricionais de profissionais credenciados (nutricionista) ou clínica de atendimento com valores acessíveis;
  • – Criar em casa receitas com produtos naturais e frescos e incluir no cotidiano de toda família.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário