fbpx

Diferenças entre pilates, musculação e treino funcional

Diferenças entre pilates, musculação e treino funcional

Saiba o objetivo de cada atividade física e escolha a que se encaixa melhor com você

Muitos brasileiros caminham, cada vez mais, para uma direção mais saudável. É cada vez mais comum ver novas academias surgindo, com diferentes propósitos, mas com o mesmo objetivo: gerar para os clientes mais qualidade de vida.

Tem sido comum conhecer alguém que faça uma dieta e alinhe isso a uma atividade física. E logo a ação vai se difundindo. Mas existem tantos tipos de exercícios disponíveis que, para quem está começando, pode acabar gerando dúvidas. Por isso, abaixo há a separação de três das principais modalidades.

Musculação

Esse pode ser considerado o mais comum entre as variações de exercícios físicos. Afinal de contas, pode ser feito em uma academia ou até mesmo em casa, desde que da maneira e com os equipamentos corretos.

O objetivo principal é gerar massa magra, aumentando a força e os músculos. Com isso, ajuda automaticamente a emagrecer e também ajuda o organismo a não criar novos estoques de gordura. É importante destacar que, se a redução de peso for a meta, isso não vai aparecer na balança de cara. Isso porque a tendência é substituir a gordura pela massa magra. Por isso, é preciso ter paciência.

Pilates

As aulas de pilates podem ser ministradas com aparelhos ou na modalidade solo. Apesar da diferença, os resultados são similares. Lembrando que o pilates não tem o foco de criar músculos ou emagrecer.

Nesse caso, o exercício é indicado para quem já está no peso ideal. Aqui, o ideal é para quem busca uma melhora na saúde no geral, equilíbrio, flexibilidade, resistência e até tratar algum problema relacionado à postura. O pilates também ajuda a recuperar de algumas lesões.

Treino funcional

Por último, mas não menos importante, está o treino funcional, que também tem se popularizado a cada dia que passa. Com ele, o foco é trabalhar músculos de várias partes do corpo, e não focado como a musculação, por exemplo.

Isso cria um condicionamento físico mais apropriado e melhora o desempenho na hora de executar atividades físicas. Mesmo usando apenas o peso do corpo, existe a possibilidade de alguns objetos auxiliarem, como bola, cones, cordas e equipamentos específicos.

Essas são as principais diferenças. Mas, ao escolher alguma modalidade, lembre-se de buscar especialistas para fazer o acompanhamento correto. Afinal de contas, são eles que vão direcionar o melhor caminho e, em alguns casos, até indicar o consumo de suplementos, como a creatina monohidratada, para atingir resultados mais satisfatórios.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário