fbpx

Estudo comprova o risco de câncer em adultos com obesidade

risco de câncer em adultos com obesidade  

O estudo publicado em 04 de julho deste ano na Revista JAMA (The Journal of the American Medical Association) foi conduzido pelo Instituto Bariátrico e Metabólicodo de Ohio, EUA, e avaliou mais 30 mil pessoas entre 2004 e 2017 e mostrou que pacientes submetidos a cirurgia bariátrica Bypass Y de Roux e Sleeve emagrecem, em média, 19% da massa corporal, e assim, podem ter uma redução muito significativa na incidência de câncer. A médica nutróloga Dra Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, comenta o trabalho.

Os resultados mostram que a diferença foi bem significativa já que os pacientes submetidos a cirurgia que perderam peso, reduziram risco de desenvolver câncer, em especial de esôfago, estômago, cólon retal, mama e útero. Especula-se ainda que pacientes que perderam peso sem a cirurgia possam também gozar dos mesmos benefícios, porém não foram estudados nesse trabalho.

“Esse estudo mostra como a obesidade pode acometer a saúde, provando como emagrecimento ajuda na prevenção de doenças graves e não só diabetes e doenças cardiovasculares como já era sabido. Tudo isso nos confirma do quanto o sobrepeso pode ser grave e que os quilos a mais na balança precisam ser tratados, com ou sem o procedimento cirúrgico”, afirma a médica.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário