NEWSLETTER
Saiba os impactos positivos de aderir ao consumo de pastas de dentes sólidas e naturais
Especialistas afirmam que toneladas de resíduos poluentes provenientes de pastas de dente convencionais são liberados nos oceanos todos os anos
Nada melhor que aquela sensação de frescor e boca limpa após a escovação. Mas, você sabia que, dependendo da pasta de dente que escolher, além de prejudicar a sua saúde, você pode estar poluindo o meio ambiente diretamente? Um cálculo feito por pesquisadores Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estima que, se metade da população brasileira escovar os dentes três vezes ao dia, cerca de 100 toneladas de resíduos poluidores podem ser produzidas em apenas um ano.
Isso, porque as pastas de dente tradicionais, além de terem cerca de 75% de plástico e 25% de alumínio nos tubos, nos quais são embalados os cremes dental, ainda contam com substâncias químicas e ativos sintéticos considerados tóxicos tanto para o corpo humano quanto para a natureza, como Flúor, Triclosan, Lauril Sulfato de Sódio (SLS), Dietanolamina (DEA), corantes artificiais, e conservantes a base de parabenos e até microesferas de plástico. Segundo o dentista Luciano Mazitelli, cada uma dessas substâncias tem um grau de impacto diferente no organismo.
No que diz respeito aos impactos nocivos ao meio ambiente, os pesquisadores da UFSCar e Unesp, afirmam que ao cuspirmos a pasta de dentes na pia, os rejeitos químicos vão direto para o esgoto, que não conseguem filtrá-los, distribuindo os resíduos tóxicos por rios, lagos e depois, para o oceano, o que gera um alto risco para microrganismos, plantas e animais aquáticos.
“Vale destacar que existem alternativas mais saudáveis e sustentáveis, para as pastas de dente tradicionais, feitas com ativos naturais que substituem os sintéticos, promovendo efeitos até mais efetivos e de zero impacto nocivo para seus dentes, organismo ou mesmo para o planeta. Vale ficar atento aos ingredientes no rótulo dos produtos, evitar aqueles com ativos suspeitos e escolher opções com embalagens mais sustentáveis, como de vidro, zero plástico”, recomenda o dentista.
Produtos orgânicos e mais sustentáveis são uma tendência em diferentes segmentos. A Grand View Research, consultoria de gestão e pesquisa estratégica de mercado, estima que até 2025 o segmento internacional de cosméticos e higiene orgânicos atinja US$ 48 bilhões. Seguindo essa tendência e focada em promover uma real mudança de comportamento de consumo dentro do setor, a Sana Green, empresa de saúde bucal sustentável e a primeira marca de pastilhas dentais do Brasil, traz ao mercado uma alternativa sólida às pastas convencionais.
Feitas com ingredientes de origem 100% natural, sustentáveis e brasileiros, as pastilhas da Sana vêm no formato de comprimidos, na quantidade ideal para cada escovação, em frascos com 70 e 130 pastilhas. Basta uma mastigada para que, em contato com a saliva, o produto comece a fazer espuma, fazendo uma abrasão leve e polindo os dentes na medida certa. Após o enxague, a sensação será de frescor e dentes limpos. As pastilhas de Sana Green não são testadas em animais e não possuem embalagens secundarias, apenas um frasco de vidro reutilizável para a vida toda e facilmente reciclável. As pastilhas podem ser utilizadas em qualquer idade.
Serviço:
Pastilhas dentais Sana Green
Preço a partir de: R$30
Onde encontrar Link
Instagram: @sanagreenbr
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER