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Dia Mundial do Meio Ambiente: vem saber sobre a sustentabilidade na indústria da beleza

Dia Mundial do Meio Ambiente: Com a conscientização sobre a emergência climática, o setor de cosméticos avança com inovações sustentáveis

Placas solares abastecem a energia das fábricas da Keune Haircosmetics

 A sustentabilidade tornou-se uma das grandes preocupações do século XXI e por isso os diferentes setores da indústria têm buscado soluções para criar processos e iniciativas alinhados com essa necessidade. No universo da beleza e dos cosméticos não é diferente, já que a cada ano a indústria produz mais de 120 bilhões de unidades de embalagens plásticas.

Ciente da atenção que precisamos ter ao meio ambiente, a Keune Haircosmetics é uma das pioneiras na inovação sustentável do setor de cosméticos. Nos quase 100 anos de história da marca, a sustentabilidade sempre foi um de seus pilares essenciais e o compromisso com a causa ambiental é reafirmado a todo momento com novas iniciativas.

“Nunca deixamos de ter consciência do nosso dever de cuidar do planeta. Não só por nós, mas principalmente para as gerações futuras e, por isso, estamos constantemente em busca de iniciativas que façam com que nossas ações tenham o menor impacto possível no meio ambiente.” comenta Marcelo Raskin, CEO da Keune Haircosmetics do Brasil.

Para diminuir o impacto dos materiais descartados, a Keune se uniu ao Beleza Verde, o maior programa de logística reversa para salões de beleza do Brasil. O programa envolve a coleta de resíduos nos estabelecimentos parceiros e academias da Keune para direcioná-los ao tratamento e reciclagem por meio da coleta seletiva, além de um trabalho de conscientização ambiental para os profissionais cabeleireiros, com vários treinamentos sobre como evitar o desperdício de produtos no seu dia a dia.

Com o Beleza Verde, a recém inaugurada Keune Academy São Paulo já destinou mais de 470kg de resíduos para os devidos destinos. O espaço também emprega as mesmas tecnologias que a fábrica da Keune em Soest, na Holanda. A energia que abastece a academia é 100% proveniente de placas solares, uma alternativa totalmente limpa e renovável, com zero emissão de carbono. Além disso, o espaço conta com cisternas construídas para captar a água da chuva e ser reaproveitada no dia a dia.

Todos os produtos da Keune Haircosmetics são cruelty-free, ou seja, não são testados em animais.

Reforçando um compromisso global com a sustentabilidade, na linha de produção, a fábrica da Keune na Holanda conseguiu reduzir em 37% a água desperdiçada e em 56% a água potável utilizada, além da energia que é oriunda das 3.700 placas solares. Também há um grande investimento para que, em breve, as embalagens de plástico virgem sejam substituídas por bioplástico e para que haja mais opções de embalagens reutilizáveis e refis. A empresa também não realiza nenhum tipo de teste em animais, tampouco comercializa seus produtos para países que exigem esse tipo de prática.

Há alguns dias, a empresa disponibilizou seu relatório de sustentabilidade, estabelecendo compromissos a médio e longo prazo em prol do meio ambiente. A marca delimitou 10 metas envolvendo reciclagem e os materiais das embalagens, reaproveitamento de água e dos resíduos e redução na pegada de carbono. A lista completa com as metas e maiores detalhes sobre as ações futuras da Keune podem ser conferidas neste vídeo.

Além das ações na fábrica, escritórios, academias e parceiros, a Keune também tem buscado conscientizar o consumidor final da importância das pequenas atitudes no dia a dia que podem fazer a diferença para o meio ambiente. Uma iniciativa recente foi a criação de playlists para serem ouvidas durante o banho, com em média 10 minutos, tempo máximo de duração de um banho sugerido por especialistas. As 7 playlists estão disponíveis através do perfil oficial Keune Haircosmetics no Spotify, ou neste link.

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Written by: Eduarda Costa

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