fbpx

Como prevenir a quebra dos fios e recuperar os danos causados pela química

Dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, traz as principais dicas para evitar quebra dos fios, porosidade e pontas duplas dos cabelos

Quando a meta é transformar o visual, o cabelo costuma ser o protagonista dessa mudança, seja com um novo corte ou uma nova tonalidade. Para alterar a cor das madeixas, o uso de produtos químicos é indispensável, principalmente, no caso daquelas que almejam clarear os cabelos – processo em que a descoloração é o principal recurso para remover o pigmento dos fios e chegar ao tom desejado.

Mesmo com todos os cuidados, o uso da água oxigenada e pó descolorante costuma ser agressivo aos fios, e resultar em cabelos mais quebradiços, com frizz, pontas duplas e porosidade. De acordo com a dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, ao utilizar descolorantes no cabelo, a camada externa do fio – que é formada por escamas que garantem proteção e hidratação natural – ficam abertas para que a substância química entre e modifique a cor, reduzindo a proteção do cabelo.

“Como consequência, o fio perde mais água e aumenta a tendência ao ressecamento e frizz, além de deixar o cabelo mais elástico, levando-o à quebra. Vale lembrar que quanto mais claro ficam as madeixas em relação ao tom original, mais intenso são os danos. Diferentemente do que ocorre quando a mudança de cor é realizada apenas com a tintura, pois o produto fica depositado na superfície do fio, provocando menos danos. Entretanto, a mudança de tonalidade apenas com a tintura tem uma duração reduzida”, esclarece a Dra. Judith.

A especialista orienta evitar clarear o cabelo mais de três tons abaixo da cor natural e não associar descolorantes e alisantes. “Quem optar por descolorir os cabelos deve compreender que esta decisão vem junto com a necessidade de cuidar mais intensamente dos fios. Para isso, é recomendado o uso de secadores com mecanismos protetores, como os que contam com controle de temperatura, aplicação de protetor térmico antes de utilizar o secador, prancha e modelador, hidratação e umectação semanal, entre outros. Cuidados esses que se aplicam a todos que querem ter cabelos saudáveis e bonitos, mas especialmente para quem acumula danos decorrentes de descolorações e alisamentos”, comenta a especialista.

“No uso diário, é recomendado a utilização de shampoos suaves e condicionadores mais nutritivos, assim como o uso de leave-ins e óleos capilares que ajudam no controle do frizz e aparência das pontas duplas”, orienta a médica.

Prancha e secador

Ao utilizar prancha, modelador e secador de cabelo, aquelas que contam com fios descoloridos devem tomar alguns cuidados essenciais, pois o calor em excesso e constante agride as cutículas e retira de maneira profunda a água dos fios, o que pode resultar em danos mais intensos. Para manter a higiene e evitar dormir com as madeixas molhadas, a dermatologista e consultora da Philips lista algumas dicas para o uso de calor em cabelos descoloridos. Acompanhe:

  1. Evite associar calor e outras químicas, em especial nas primeiras três semanas após a descoloração ou alisamento dos fios. Neste período, intensifique os cuidados de hidratação, com o uso de máscaras capilares e umectação;
  2. Sempre que sua rotina e o clima permitirem, deixe o cabelo secar naturalmente e solto. Após a lavagem pressione com uma toalha de microfibra, para absorver a maior parte da umidade;
  3. Se precisar usar secadores, prefira os com mecanismos protetores, como controle de temperatura (inclusive pode secar a frio) e a cerca de 15-20 cm dos fios;
  4. Após remover o excesso de água com toalha, aplique o protetor térmico em mechas. Depois, é só secar, movimentando os fios e o secador, evitando ter de tracionar o cabelo com escovas;
  5. Para o uso de chapinhas e modeladores, também existem no mercado artigos com controle de temperatura e superfícies mais gentis. Mesmo assim, é fundamental não usar diariamente, além de secar os cabelos com a toalha de microfibra antes, não puxar com força os fios e usar protetor térmico (que forma uma película entre o aquecimento da prancha e os fios).

“Com esses cuidados é possível alcançar um cabelo mais saudável e evitar a porosidade, quebra, frizz, pontas duplas, além de fios com aspecto opaco e sem brilho, o que dificulta modelar as madeixas, que tendem a permanecer armada ou eriçada”, finaliza a dermatologista.

Dra. Judith Cavalcante é consultora de Philips e médica dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Sugestões Philips de produtos:

Modelador Philips Autocurler Prestige (BHB878) com cilindro cacheador de cerâmica enriquecido com queratina e sistema inteligente que desliga o aparelho sozinho ao identificar que uma quantidade de cabelo foi mal colocada, evitando assim que os fios fiquem presos no aparelho. Possui aquecimento em apenas 30 segundos e desligamento automático após 60 minutos de inatividade. Com 3 níveis de temperatura, 3 níveis de tempo e 3 direções de cachos, o aparelho garante até 27 opções de modelagem. O Autocurler Philips conta com tecnologia MoistureProtect, que evita o superaquecimento dos fios. Preço sugerido: R$ 1.049,90.

Secador de Cabelo Philips Prestige (HP8281) com sensor infravermelho que mede a temperatura ideal para a secagem enquanto está em funcionamento, sua tecnologia MoistureProtect protege os fios contra o superaquecimento. Tem poder de secagem de 1900 Watts; 6 ajustes de velocidade e temperatura e tratamento iônico – que elimina o frizz condicionando o cabelo e fechando as cutículas para intensificar o brilho e a maciez. O secador da Philips conta com diferentes acessórios: bico concentrador de ar removível e difusor, ideal para secar os cabelos cacheados. Disponível na versão 110V. Preço sugerido: R$ 909,90.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário