fbpx

Dermatite Seborreica: a inflamação pode se manifesta em diferentes regiões do corpo

Dermatite Seborreica: Entenda como a inflamação causadora da caspa se manifesta em diferentes regiões do corpo

A tricologista Ana Carina Junqueira explica quais são os sintomas e cuidados necessários para controlar essa descamação do couro cabeludo

A Dermatite Seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele e vermelhidão. Por se tratar de uma inflamação de caráter crônico, há tanto períodos de melhora significativa como de piora, fazendo com que os sintomas regridam ou persistam por meses e até anos.

De acordo com a dermatologista e tricologista, Dra. Ana Carina Junqueira, as áreas mais afetadas costumam ser: sobrancelhas, pálpebra, orelhas, vincos do nariz, barba e couro cabeludo. Conhecida popularmente como caspa, a dermatite seborreica no couro cabeludo é a mais frequente e cerca de 40% da população brasileira sofre com esse tipo de inflamação. “Caspa é na realidade o nome dado às casquinhas brancas que se formam devido à descamação do couro capilar, além das descamações e manchas vermelhas, essa inflamação pode resultar em irritação e coceira, ocasionando em feridas ainda maiores”, explica a tricologista.

Há diversos fatores que contribuem para essa condição. Aspectos genéticos e predisposição familiar podem ser grandes influenciadores no desenvolvimento da inflamação seborreica. Há também o aumento da produção de sebo e proliferação de fungos que já habitam nossa pele, contribuindo para desencadear e exacerbar essa inflamação, afirma a especialista. “A alta atividade das glândulas sebáceas pode ocorrer quando se faz o uso contínuo de produtos inadequados que contribuem para o aumento da oleosidade na raiz do cabelo”, comenta Ana Carina, que é fundadora do IBEMC — Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar.

Outros fatores externos que não estão necessariamente ligados ao excesso de oleosidade podem desencadear o aparecimento da inflamação. A ingestão de álcool, alguns medicamentos e o tempo frio e seco podem resultar no aparecimento da caspa, mas o que poucos sabem é que a dermatite seborreica está totalmente relacionada ao desequilíbrio emocional. É comum que indivíduos que tenham sintomas como fadiga, estresse e ansiedade, tenham uma predisposição maior a desenvolver essa inflamação no couro cabeludo.

A dermatologista ressalta que não há uma cura definitiva para a dermatite seborreica, porém existem tratamentos que ajudam a controlar a inflamação. Buscar pelo acompanhamento de especialistas que possam auxiliar na escolha dos produtos corretos, como os xampus que estão inseridos na rotina de higiene de cada indivíduo é sempre a melhor alternativa, quando surgem os sintomas.

“Além disso, alguns cuidados diários podem ser adaptados, optar por banhos mornos, não prender o cabelo quando estiver úmido ou molhado e manter o couro cabeludo seco e arejado pode auxiliar no tratamento contra a caspa”, indica a Dra. Ana Carina Junqueira. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é referente ao cultivo de hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada e garantir uma boa noite de sono para descansar o corpo e a mente pode ajudar a estabilizar as questões emocionais relacionadas à inflamação.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com